Inicial > Saúde > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom prestigia segunda etapa...

Secretaria de Município da Saúde

01/08/2017 02/08/2017 11h38m

Prefeito Jorge Pozzobom prestigia segunda etapa da Conferência Livre da Vigilância em Saúde


Chefe do Executivo destacou a importância do trabalho e da autonomia da Vigilância em Saúde (Foto: Deise Fachin)

No segundo dia de evento, palestra teve o foco voltado para gestão e financiamento

 

Buscando aprofundar os temas que serão tratados na 1ª Conferência Municipal da Vigilância em Saúde, na próxima sexta-feira (04) e no sábado (05), o Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Santa Maria estão promovendo atividades preparatórias, com a intenção de qualificar os debates. Nesta terça-feira (1º), cerca de 60 pessoas acompanharam a segunda etapa da Conferência Livre da Vigilância em Saúde, que teve como foco assuntos voltados para a gestão da Saúde e financiamentos.

O prefeito Jorge Pozzobom prestigiou a atividade e aproveitou o momento para destacar a importância do trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde no Município, ressaltando a autonomia que o setor tem para definir suas ações e projetos, bem como o trabalho conjunto a ser desenvolvido com as demais secretarias de Governo. O prefeito também salientou as atividades executadas pelo Conselho Municipal de Saúde, afirmando que vem trabalhando para fortalecer a atuação do órgão.

"É uma satisfação estarmos aqui, prestigiando esse trabalho. No novo modelo de gestão que estamos propondo, queremos que a Vigilância em Saúde seja reconhecida de fato, que ela integre todas as secretarias do nosso Governo dentro do seu trabalho. Já estive diretamente na Secretaria de Saúde e sei da complexidade do trabalho. Por isso, estamos sempre em contato com os nossos servidores, pois são eles que conhecem as dificuldades e podem nos auxiliar a buscar soluções”, destacou o prefeito.

Na oportunidade, o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, destacou a importância de poder trabalhar de forma integrada com as demais secretarias. Segundo ele, a atuação da Vigilância perpassa por todo o cotidiano, o que necessita do trabalho conjunto de diferentes órgãos.

“Muitos dos avanços que tivemos na Vigilância foram através dessa aproximação. A intersetorialidade e a integração têm nos ajudado muito e nos auxiliado para trabalhar com mais agilidade. A gente precisa que todos os setores conheçam nosso trabalho e se sensibilizem para que tenhamos uma atuação mais efetiva”, comentou Streb.

“A Vigilância é base e subsidia todas as outras áreas. É mais do que necessário esse trabalho conjunto para a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, que também acompanhou o evento.

POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO

A palestra desta terça-feira da Conferência Livre foi ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos. Com o tema “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS – Gestão e controle social no enfrentamento aos desafios do financiamento”, Santos apresentou uma retrospectiva do Sistema Único de Saúde (SUS), abordou as conquistas da área da Saúde ao longo dos anos e relação com a política. O palestrante destacou ainda a importância dos profissionais da Saúde e os gestores se mobilizarem para conseguir recursos e investimentos. Ainda, ressaltou o potencial que Santa Maria tem para contribuir com o SUS, a partir das experiências com a tragédia da Boate Kiss, por ser uma Região Central e, ainda pela disposição do prefeito Jorge Pozzobom.

“O fato de o prefeito ter exercido a atividade de secretário de Saúde e a disposição dele em conhecer a área e as dificuldades é um importante exemplo para o Rio Grande do Sul e o Brasil. É uma postura que o SUS exige e demonstra o compromisso com a Saúde. Além disso, pelo tratamento dado pela cidade ao caso da Boate Kiss, na atenção à Saúde, Santa Maria reúne condições de dar grande contribuição para a Saúde Pública do país”, comentou Santos.

Participaram da Conferência Livre, conselheiros de Saúde, integrantes da Superintendência da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, representantes dos conselhos Nacional e Municipal de Saúde, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e residentes da Unifra.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial