Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura e Conselho de Saúde promovem...

Secretaria de Município da Saúde

24/07/2017

Prefeitura e Conselho de Saúde promovem 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde


Intenção é fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde (Arte: Divulgação/ Prefeitura)

Evento será realizado nos dias 04 e 05 de agosto. Antes, serão realizadas atividades preparatórias para a Conferência

 

Com o objetivo de identificar as prioridades da população no trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Santa Maria e o Conselho Municipal de Saúde promovem, nos dias 04 e 05 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento, que tem como tema a "Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da Saúde do povo brasileiro", será realizado no auditório do Instituto Metodista Centenário (Rua Doutor Turi, 2.003).

Conforme a coordenadora da organização, Carla Centurião, o evento busca consultar a população e inserir a comunidade no debate sobre as dificuldades e o que precisa ser melhorado no trabalho do SUS no Município. No caso específico dessa conferência, que tem como eixo principal a Vigilância em Saúde, a intenção é trabalhar e fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde e tratar, entre outros assuntos, o controle do mosquito Aedes aegypti; os riscos de epidemias e doenças infecciosas; e uma cobertura ideal das campanhas de vacinações.

De acordo com Carla, um dos objetivos do evento é que, além dos profissionais que atuam na rede SUS do Município, dos docentes, estudantes e residentes, a comunidade em geral participe da Conferência, já que é ela a responsável por identificar as principais necessidades que precisam ser enfrentadas.

“A conferência é o grande espaço para a população participar da gestão do SUS, porque é ali que são definidas as prioridades, é dali que saem as necessidades que a Prefeitura, o Estado e o Ministério da Saúde devem priorizar. O SUS é voltado para o atendimento da população e é ela que tem que colaborar para definir quais as prioridades”, explica Carla.

DINÂMICA

De acordo com Carla, qualquer cidadão santa-mariense, a partir de 16 anos, pode participar da conferência. No primeiro dia, em 04 de agosto, haverá o credenciamento dos participantes (veja a programação abaixo), uma palestra e a explicação de como se dará a conferência. Já no dia 05, sábado, os inscritos serão divididos em quatro grupos de trabalho. Na oportunidade, serão debatidas as demandas do SUS na área da Vigilância em Saúde (que é dividida em quatro setores: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador) e definidas as prioridades.

À tarde, os grupos apresentarão as prioridades elencadas para cada ente federado (Município, Estado e país) e serão eleitos os delegados (entre as pessoas que estão inscritas na conferência) que irão representar Santa Maria na Conferência Estadual do tema e que serão as responsáveis por apresentar as demandas identificadas localmente.

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, além de ser um espaço de debates e de buscar, a nível federal, a criação de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde, a conferência é também um espaço de aproximação entre poder público e comunidade.

“Vejo a conferência como uma oportunidade de criarmos uma relação de maior proximidade entre a Vigilância em Saúde, as secretarias municipais, os servidores, os usuários do SUS e a população em geral. É um espaço que torna o nosso trabalho mais compreendido e mais eficiente em todos os âmbitos, com um maior potencial de prevenção de doenças, maior capacidade de promoção de saúde individual e coletiva e o fortalecimento das políticas e ações da Vigilância em Saúde”, conclui Streb.

EVENTOS PREPARATÓRIOS

Antes da 1ª Conferência, que ocorre em 04 e 05 de agosto, antes, estão programadas atividades preparatórios no Município, que buscam capacitar os profissionais e aprofundar os debates sobre a Vigilância em Saúde dentro da rede SUS. Assim, será realizado, no próximo sábado (29), um encontro na Vila Maringá, no salão do Centro Comunitário.

Além disso, estão previstas duas Conferências Livres Preparatórias, em 31 de julho e 01 de agosto, no Park Hotel Morotin. No primeiro, será debatido como a Rede de Atenção Básica do Município pode contribuir com o trabalho da Vigilância em Saúde. Já no dia 1º, as discussões são voltadas para secretários de Saúde e conselheiros municipais de Saúde da Região Centro. Nos dois dias, haverá palestra com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Conferências livres de Vigilância em Saúde

 

31 de julho de 2017

Hora: 14h

Local: Park Hotel Morotin

Tema: “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS: o potencial da Atenção Básica”

 

01 de agosto de 2017

Hora: 9h

Local: Park Hotel Morotin

Tema: “O lugar da Vigilância em Saúde no SUS: Gestão e controle social no enfrentamento aos desafios do financiamento”

 

 

1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

 

04/08/2017 (sexta-feira)

18h: Credenciamento

19h: Abertura solene

19h30min: Plenária de abertura

20h: Conferência de abertura: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”

21h: Orientações para os trabalhos em grupo

 

 

05/08/2017 (sábado)

8h: Credenciamento

8h30min: Início dos trabalhos em grupo

12h: Almoço

14h: Plenária final

17h30min: Eleição dos delegados para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do RS

19h: Encerramento

 

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Arte: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial