Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

23/06/2017

Prefeitura pretende implantar terminal de comercialização direta na região Oeste de Santa Maria


Área onde deve ser construído o terminal de comercialização direta fica na Rua Inspetor Goulart (Foto: João Alves)

Projeto está sendo estruturado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural

 

A Prefeitura de Santa Maria estuda a criação de um terminal de comercialização direta no Município. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e prevê a construção de um pavilhão destinado a abrigar pequenos produtores das agroindústrias locais. O terreno escolhido para receber o terminal fica no Bairro Divina Providência. A estrutura terá boxes individuais para os produtores, além de espaço destinado à área administrativa e banheiros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a implantação do terminal deve custar cerca de R$ 1,1 milhão. Parte dos recursos para viabilizar a obra deve ser captada junto ao Ministério da Agricultura, além de serem utilizados também recursos próprios da Prefeitura.

O terminal de comercialização será uma oportunidade de emprego e renda para as famílias, principalmente aquelas que vivem na área rural. A intenção é dar visibilidade ao que os distritos produzem. No terminal de comercialização direta será possível encontrar frutas, verduras, hortaliças e produtos da agroindústria como pães, cucas, queijos, mel, salame e embutidos.

“Nossa intenção é incentivar a produção local e das pequenas propriedades rurais. Por isso, queremos criar um espaço único onde as agroindústrias vão poder comercializar seus produtos no varejo e no atacado, tanto para o consumidor direto, quanto para pequenos estabelecimentos”, explica Menna Barreto.

Os produtores cadastrados junto ao Município serão convidados para ocupar os espaços do terminal. Além disso, para ampliar a oferta de produtos e proporcionar a participação de novos expositores, a ideia da Prefeitura é que os boxes sejam rotativos, podendo ser ocupados de acordo com um cronograma elaborado pela secretaria.

A criação do terminal de comercialização direta faz parte do projeto da “Rede de Abastecimento Regional”, realizado através de parceria entre a Prefeitura de Santa Maria e a Emater-RS, envolvendo as prefeituras da Região Central. O projeto da Rede de Abastecimento Regional foi apresentado pelo prefeito Jorge Pozzobom durante reunião da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AM-Centro), no mês de maio.

Menna Barreto explica que o local deverá funcionar semelhante à Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), comercializando produtos para atender à demanda institucional de órgãos como universidades, escolas, quartéis, presídios e outros locais.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial