Café no Parque aborda o potencial de Santa Maria no mercado da exportação

06/11/2025 | atualizado às 14h45m


Foto: João Alves (MTb: 17.922)

Encontro contou com a presença do coordenador do programa Exporta RS, Silvio Fernando Andriotti, que apresentou as oportunidades aos empresários do Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria (PITSM)

Em sua quinta edição, o Café no Parque promoveu o debate sobre a exportação no Rio Grande do Sul. Realizado nesta quinta-feira (6), no auditório do Santa Maria Tecnoparque, no Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria (PITSM), o encontro contou com a presença do coordenador do programa Exporta RS, Silvio Fernando Andriotti, que apresentou detalhes sobre as iniciativas lideradas pelo Governo do Estado.

Durante a abertura do encontro, o prefeito Rodrigo Decimo enalteceu o caráter colaborativo do Café no Parque ao apresentar-se como uma oportunidade de troca de ideias e de adquirir conhecimento:

“As contribuições aqui colocadas fortalecem o Parque Industrial e Tecnológico, que é um forte gerador econômico para Santa Maria, e contribuem para o desenvolvimento do Município. Portanto, este é um momento muito especial, sem dúvidas”, avaliou o prefeito.

EXPORTA RS

Andriotti apresentou as vantagens de pequenas e médias empresas entrarem no mercado das exportações como a redução dos efeitos sazonais, a lucratividade, proteção contra as oscilações do mercado interno e muito mais. O coordenador abordou ainda a atuação do Exporta-RS através da orientação sobre o comércio exterior, estudos sobre mercados em potencial, prospecção sobre oportunidades, visitas técnicas ao porto de Rio Grande e o terminal portuário de Triunfo.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, destacou a participação das empresas situadas do PITSM na exportação santa-mariense. Conforme os dados do Observatório Econômico, de 2019 a setembro de 2025, Santa Maria chegou ao valor de R$ 9,8 bilhões de dólares em exportações. Esse montante se refere a 108 países que recebem os produtos santa-marienses, sendo o continente asiático o mais recorrente. O soja e o arroz correspondem aos produtos mais exportados e acumularam R$ 9 bi no período.

A respeito do Café no Parque, Gabbi comentou sobre a relevância dos temas tratados até agora:

“Passaram por aqui assuntos relevantes como a reforma tributária, inteligência artificial, o Invest RS, e também contamos com a presença do secretário de Estado, Ernani Polo. O Café no Parque se coloca como um articulador para construirmos um ambiente de negócios melhor, capaz de se conectar a essência da cidade” declarou.

CIDADES EDUCADORAS

A vice-prefeita Lúcia Madruga aproveitou a oportunidade para trazer informações sobre o projeto Cidades Educadoras. Santa Maria integra um seleto grupo de 500 cidades reconhecidas pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), o que reafirma o compromisso do Município com a formação cidadã e o desenvolvimento humano.

Segundo ela, a Prefeitura prepara um decreto municipal para estruturar as ações locais dentro dessa perspectiva, de modo que cada secretaria tenha iniciativas próprias alinhadas aos princípios de uma cidade educadora. Lúcia enfatiza que o conceito extrapola o ambiente escolar, pois a educação está presente em todas as áreas da vida pública, promovendo participação cidadã, desenvolvimento coletivo e capacitação dos cidadãos.

A atividade foi voltada ao público interno do PITSM e contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais, da Associação Indústria em Movimento (Assim) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (SIMMMAE).

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens