Notícias

11/11/2022 11/11/2022 16h16m

Prefeitura debate licitação do transporte público no Sindicato dos Trabalhadores Rurais


Até 24 de novembro, ainda serão realizadas seis reuniões em bairros e uma na Praça Saldanha Marinho

Na manhã desta sexta-feira (11) foi realizada a sexta reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. Na ocasião, representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, esclareceram dúvidas e também ouviram sugestões da população. No ato, o secretário da Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explicou detalhes do processo aos moradores para melhorar o sistema. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a reunião, junto do secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcimar Borin. Representando o Legislativo estavam o vereador Admar Pozzobom (PSDB) e a vereadora Roberta Leitão (Progressistas).

Outras reuniões estão previstas, em todas as regiões de Santa Maria, e mais uma audiência pública, de caráter formal, em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, às 18h. Confira abaixo os dias e locais das próximas audiências. 

O prefeito Jorge Pozzobom saudou os presentes e falou sobre a preocupação com a população dos distritos pela complexidade da logística para atender a essa demanda. 

“Estamos buscando condições melhores para que as pessoas possam ir e vir. Buscamos esse ideal de termos um transporte coletivo que atenda a demanda da população. São muitos detalhes a serem observados e estamos fazendo isso de forma responsável e transparente. Por isso, é importante fazermos essas reuniões para ouvirmos as pessoas e mostrar os números do transporte coletivo”, avaliou. 

O secretário Orion Ponsi também falou sobre a importância dos encontros com a população e reforçou o convite para que o máximo de pessoas posa participar.

“Cada uma das reuniões é muito importante, pois a gente consegue acessar a população de forma mais ampla. O transporte no interior e nos distritos é um ponto delicado em que precisamos nos debruçar com muita responsabilidade. Por isso é necessário que as pessoas participem para que possamos expor a elas o que estamos produzindo no processo, para que saibam os detalhes e conheçam os dados”, disse o titular da pasta.

Quem participou da reunião, entre eles usuários do transporte coletivo, empresários do setor, representantes de entidades e vereadores, recebeu panfletos com respostas para as principais dúvidas sobre a licitação. As perguntas “porque Santa Maria vai realizar a licitação para o transporte coletivo?”, “quais são os benefícios que a licitação vai trazer para a população?”, “a licitação vai interferir no preço da passagem?”, “o que a licitação diz sobre a quantidade de linhas de ônibus?” e “quanto às paradas?” estão respondidas no material, que será distribuído em todas as discussões com a comunidade.
 
Ponsi realizou uma apresentação dos principais itens previstos para o novo contrato. Falou sobre os estudos realizados para saber as necessidades de fluxo de pessoas e ônibus para ter a dimensão atual do transporte público em Santa Maria. Antes de explicar detalhes da licitação, ele lembrou os impactos que a pandemia trouxe para o sistema: foram 28.756.105 passageiros transportados em 2019, antes da crise sanitária, número que caiu para 16.152.542, conforme projeção total para 2022. 

Entre as principais reivindicações e falas, o principal tema foi a melhoria do transporte para o interior, propriedades rurais e para os distritos. Célio Fontana, que mora na localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, relatou que o acesso via transporte público ocorre em um horário que prejudica o deslocamento de pessoas idosas. 

“Temos muitos problemas no interior, como nos banhados. As pessoas não têm condições de se deslocar para atendimento médico. Às vezes, pagam caríssimo para vir de carro. No inverno acaba prejudicando os idosos também que precisam vir até o Centro. Os moradores de Três Barras precisam de uma viagem menos custosa, pois o ônibus sai às 18h30min e os últimos que descem chegam em casa depois das 20h. Seria importante levar isso em conta”, sugeriu o trabalhador rural. 

PROGRAMA-SE
Reuniões públicas sobre o transporte coletivo:

• 16 de novembro (quarta-feira) – Auditório C do Prédio 18 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Bairro Camobi, às 19h
• 17 de novembro (quinta-feira) – Escola Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, às 19h
• 18 de novembro (sexta-feira) – Escola Irmão Quintino, na Vila Caramelo, no Bairro Juscelino Kubitschek, às 19h
• 21 de novembro (segunda-feira) – Piquete Manoel Pinto, no Passo das Tropas, às 19h
• 22 de novembro (terça-feira) – Colégio Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, às 19h
• 23 de novembro (quarta-feira) – Associação Comunitária, no Bairro Tancredo Neves, às 19h
 
Audiência pública sobre o transporte coletivo:
 
• 24 de novembro (quinta-feira) – Praça Saldanha Marinho, no Bairro Centro, às 18h

Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Marcelo Oliveira / PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial