Notícias

22/10/2022 24/10/2022 13h59m

Com o maior estande da Mercopar, Prefeitura de Santa Maria adere ao programa Cidade Empreendedora


Prefeitura articulou participação de industriais locais na feira, em Caxias do Sul, e aproveitou a ocasião para oficializar a adesão ao programa do Sebrae que tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e a administração pública no Município 

A transformação de Santa Maria por meio da educação e do fomento à economia local foi o que norteou a participação da Prefeitura na 31ª Mercopar, a maior feira de inovação e negócios para o setor industrial da América Latina, em Caxias do Sul. Nesta sexta-feira (21), último dia do evento, o prefeito em exercício Rodrigo Decimo assinou, no estande do Município, a adesão ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. Além da formalização do contrato, que promete impulsionar os serviços públicos municipais, outro fato importante do Mercopar foi que, pela primeira vez , a Prefeitura teve um estande próprio - inclusive, o maior de toda a feira. 

Por meio do contrato do Cidade Empreendedora, o Sebrae vai prestar uma série de consultorias, workshops e capacitações para o Município. O programa está focado em quatro eixos: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. Outros tópicos, chamados de "eixos personalizados" e contratados pela Prefeitura, também farão parte do trabalho de qualificação. São elas: Valorização de Empresas Locais, Plano de Desenvolvimento Econômico, Programa Municipal de Microcrédito e Turismo. 

"Estamos diante de uma iniciativa inovadora, que pretende nos auxiliar a transformar o cotidiano de Santa Maria. A educação, que é base de toda a nossa vida, e as empresas locais, parceiras essenciais no desenvolvimento da nossa cidade, são pilares desse trabalho que se inicia agora. É uma semente que, no futuro, com certeza, nos trará bons frutos", afirmou Rodrigo Decimo.

Na prática, o Sebrae fica encarregado de oferecer workshops e consultorias para a Prefeitura para melhorar o desempenho do Município em diversos aspectos. Entre eles, estão o empreendedorismo, participação de empresas locais nas compras públicas, aproveitamento e fortalecimento da identidade cultural, simplificação de processos burocráticos e eficiência da administração. 

A partir de agora, o gestor de cada área abrangida pelo programa poderá definir quando e como as ações do Sebrae serão realizadas. O contrato tem duração de dois anos e o custo de R$ 408.694. 

De acordo com o diretor do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, um dos representantes da entidade na assinatura, já é possível comprovar os resultados positivos para quem faz parte do Cidade Empreendedora. Segundo Godoy, ao comparar as 40 primeiras cidades gaúchas que aderiram ao programa, em 2019, com outros municípios, de mesmo perfil, mas que não assinaram contrato, os números obtidos foram os seguintes: houve 24% mais empregos, 42% de aumento na arrecadação tributária e redução de 10% no tempo médio que se leva para abrir uma empresa. 

"É importante lembrar que esses dados foram coletados durante a pandemia, em 2020 e 2021, ou seja, poderiam ter sido ainda melhores. Nesses dois anos, queremos tornar Santa Maria uma cidade ainda mais empreendedora", comentou o diretor. 

Ao todo, 77 cidades gaúchas estão inseridas no programa Cidade Empreendedora. 

PREFEITURA E EMPRESAS ARTICULADAS PARA O BEM DE SANTA MARIA

O inédito estande da Prefeitura chamou atenção não só pela imponência, mas por reunir nove indústrias de Santa Maria e divulgar os pontos fortes do Município. As empresas que expuseram suas marcas e seus produtos, entre peças, equipamentos e serviços, foram a Spall Tecnologia Industrial, RJM Soluções em Energia, Parceria Solar, Plurimetal, Intecsol Soluções Térmicas, TCS Indústria Metalúrgica, Ferconn Soluções em Aço, Idema e Baristo. 

A ida de representantes das empresas a Caxias do Sul foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae) e com o Sebrae. 

"É um movimento que mostra que Santa Maria tem, sim, indústrias, e indústrias fortes. Temos o maior estande em área da feira. Pelos relatos dos representantes das empresas, podemos afirmar que a participação de Santa Maria no Mercopar com um sucesso, com muitos contatos feitos e oportunidades de negócios prospectadas", avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

A Prefeitura também levou cartilhas de divulgação do Parque Tecnológico e Industrial de Santa Maria, das atrações turísticas da cidade e da Lei de Liberdade Econômica, implantada no ano passado. 

Também representaram a Prefeitura de Santa Maria na 31ª Mercopar a secretária de Finanças, Michele Antonello, o assessor superior de governo Ronie Gabbi, responsável pela supervisão do programa Cidade Empreendedora, o chefe do Gabinete do Vice-prefeito, Álvaro Barreto Lisboa, o gerente de projetos, André Farias, a coordenadora setorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clarissa Ende, e a superintendente de Desenvolvimento Econômico, Elizandra Fagundes. 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

A equipe da Prefeitura de Santa Maria aproveitou a ida à Mercopar para se reunir com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, e outros servidores do Município da Serra. O tema do encontro foi os projetos desenvolvidos por ambos os governos, principalmente o encaminhamento da Parceria Público-Privada para a iluminação pública municipal, iniciativa em curso tanto em Santa Maria quanto em Caxias do Sul. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Marcelo Oliveira / PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial