Inicial > Notícias > Para diminuir a velocidade no trânsito,...

Notícias

18/01/2022 18/01/2022 11h22m

Para diminuir a velocidade no trânsito, Prefeitura instala redutor em via do Bairro Patronato


A sinalização horizontal, conhecida como traffic calming, foi implantada na Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, próximo à Rua Bege

A Rua Zeferino Rodrigues Corrêa, no Bairro Patronato, conta com intenso fluxo de veículos. Para garantir mais segurança aos pedestres e conter a velocidade de carros e motocicletas, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, instalou um redutor de velocidade nas proximidades da Rua Bege. O protótipo de sinalização nesta via é para ruas de mão única.

A sinalização horizontal, conhecida como traffic calming, consiste na pintura e na colocação de tachões na via. Esse conjunto de medidas para a moderação do tráfego motorizado é uma alternativa para alertar os motoristas a reduzirem a velocidade dos veículos, além de evitar acidentes. O serviço foi concluído na sexta-feira (14) e já há registro de melhora no trânsito do local por parte das equipes de trânsito da Prefeitura. 

O mesmo protótipo de redutores de velocidade também foi instalado em duas faixas de pedestre da Avenida Nossa Senhora das Dores, entre a Alameda Buenos Aires e a Avenida Osvaldo Cruz, em dezembro de 2021. Porém, estes por estarem em uma avenida, o protótipo tem uma sinalização um pouco diferente daquele instalado na Zeferino Corrêa, mas com o mesmo objetivo: reduzir a velocidade.

Conforme avaliação do setor de engenheira de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana, esse modelo de sinalização chama a atenção dos motoristas à distância, e é uma estratégia que tem demonstrado resultados eficientes. 

“Na Avenida Nossa Senhora das Dores, antes da implantação do traffic calming, tínhamos o registro de velocidade média de 64 quilômetros e velocidade máxima de até 97 quilômetros. Após a implantação da sinalização, a velocidade média está em 45 quilômetros e a velocidade máxima de 55. Nas faixas de pedestres em frente ao Santuário de Schoenstatt, antes havia o registro de velocidade média de 60 quilômetros e a velocidade máxima de 91, depois da colocação da sinalização a velocidade média está em 43 quilômetros e a máxima 54 quilômetros”, observa o secretário adjunto da Mobilidade Urbana, Rui Fabrin.

Pedidos de manutenção de sinalização viária em Santa Maria podem ser feitos por meio dos telefones (55) 3921-7271 e 3921-7148, da Secretaria de Mobilidade Urbana. Os canais estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial