Notícias

29/11/2021 29/11/2021 13h20m

Prefeitura de Santa Maria investirá mais de R$ 300 mil em melhorias na infraestrutura da Vila Belga


Alex Caceres (Prefeitura)

Processo licitatório foi publicado nesta segunda-feira (29). Serviço contempla a recuperação do calçamento e a drenagem pluvial das ruas

A Prefeitura de Santa Maria publicou, nesta segunda-feira (29), o processo licitatório para contratação da empresa que vai recuperar o pavimento de pedras irregulares (calçamento) e realizar a drenagem pluvial das ruas da Vila Belga. O investimento total do Município será de R$ 326.410,98, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Os documentos da licitação podem ser conferidos no site da Prefeitura

“Essa licitação é um passo importante para solucionar um problema estrutural da Vila Belga. A questão do calçamento será resolvida definitivamente. Sem fazer uma obra de drenagem, qualquer solução seria paliativa. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso de cuidar do patrimônio de Santa Maria, não só para preservar o passado, mas para viver o presente e caminhar para o futuro de fazer do Centro Histórico Ferroviário o primeiro Distrito Criativo de Santa Maria", explica o vice-prefeito Rodrigo Decimo. 

O trabalho de drenagem e de recuperação do calçamento estão interligados. A drenagem serve para que o acúmulo de água nas vias seja reduzido e, como consequência, as pedras do calçamento não se soltem, como ocorre atualmente. 

A empresa contratada terá de fornecer material e mão de obra. O prazo para conclusão do serviço é de 90 dias após a assinatura da ordem de início. As propostas das empresas interessadas serão abertas em 15 de dezembro, às 10h. 

PATRIMÔNIO BELGA

Na última quinta-feira (25), a Vila Belga recebeu o prêmio de Patrimônio Belga no Exterior, conferido pelo Ministério das Relações Exteriores do país europeu. A placa de reconhecimento está instalada na Rua Manoel Ribas e foi entregue pelo cônsul da Bélgica no Brasil, Thomas Maes, pela cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, e pelo historiador belga Marc Storms, que foi o responsável por apresentar um estudo sobre a Vila Belga para autoridades do país europeu.

O prêmio é referente a 2016 e faz parte de uma espécie de concurso realizado pelo Serviço Público Federal Belga dos Negócios Estrangeiros e pela Fundação Rei Baudouin. Consulados e embaixadas espalhados pelo mundo foram convidados a apresentar propostas para o certame. Oficialmente, o reconhecimento se deu em 2017, em solenidade realizada em Bruxelas, na presença do príncipe Lorenz da Bélgica, arquiduque da Áustria-Este.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial