Notícias

05/03/2021 05/03/2021 14h18m

Masm apresenta exposição nas redes sociais sobre catadores e envelhecimento humano


Ilse Ana Piva Paim

Mostra é da artista Ilse Ana Piva Paim, de Carazinho, e, devido às regras da bandeira preta no Modelo do Distanciamento Controlado, não poderá ser visitada presencialmente 

O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) apresenta mais uma exposição em março. Até o dia 30, o público poderá conferir, por meio das redes sociais do museu, no Instagram e no Facebook, a mostra das séries Catadores de Sonhos e Traços de Dignidade, da artista Ilse Ana Piva Paim. Devido às regras da bandeira preta, definidas pelo Governo do Estado no Modelo de Distanciamento Controlado, a exposição ocorrerá em formato virtual. As fotos serão publicadas a partir da próxima segunda-feira (8). 

Na série Catadores de Sonho, em 10 telas, Ilse trata da realidade dos catadores de resíduos. O trabalho, inclusive, já passou por outras salas de arte do Rio Grande do Sul e até da Europa. Já em Traços de Dignidade, em oito telas, a artista aborda o processo de envelhecimento humano. As pinturas são feitas com tinta acrílica e, em algumas peças, colagem de materiais recolhidos durante a pesquisa para a elaboração das obras. 

“Em Catadores de Sonho, trabalho a realidade das pessoas que transformam o nosso lixo em um ato de sobrevivência. São heróis do dia a dia. Para a série Traços de Dignidade, tive a inspiração enquanto fazia mestrado em Educação, e tomei conhecimento de um índice que apontava que, em 2050, pelo menos 30% da população do Brasil seria de idosos”, conta Ilse, que nasceu em Carazinho, no noroeste do Rio Grande do Sul. 

Sobre a artista

A artista plástica Ilse Ana Piva Paim trabalhou como professora durante 18 anos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Pedagogia e Estética, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no campus de Carazinho. Ela é graduada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pós-graduada em História da Arte e Práxis, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), e mestre em Educação, também pela UPF. 
Ilse é conhecida por dividir as obras em séries e trabalhar, com ênfase, temas de cunho social. 

Exposição: séries Catadores de Sonhos e Traços de Dignidade
Artista: Ilse Ana Piva Paim
Período: a partir de segunda-feira, 8 de março, até 30 de março
Como conferir: pelas redes sociais do Masm, em @masmmuseudearte (Instagram) e @museudeartesm (Facebook)

Outra exposição

Ainda em março, o Masm realiza a exposição “O que há? Entre a face e a máscara”, da artista santa-mariense Simone Rosa, em alusão ao Mês da Mulher. As peças dessa mostra também serão publicadas no Instagram e no Facebook do museu. 

As postagens com os registros das exposições não começaram nesta semana porque o Masm estabeleceu luto por três dias devido à morte da cantora e ex-diretora do museu Deborah Rosa, ocorrido na quarta-feira (3).

Texto: Rafael Favero
Imagens: Ilse Ana Piva Paim

Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial