Inicial > Notícias > Prefeitura inicia estudo sobre mobilidade urbana...

Notícias

12/11/2019 12/11/2019 18h05m

Prefeitura inicia estudo sobre mobilidade urbana e elaboração do Plano Diretor do Transporte Urbano


Pesquisadores estarão analisando fluxo de passageiros, e enquete poderá ser acessada no site da Prefeitura

Para garantir um processo transparente e social, a Prefeitura dá andamento à elaboração do Plano Diretor do Transporte Urbano que objetiva melhorar o serviço prestado aos usuários de ônibus de Santa Maria. Para isso, uma das primeiras iniciativas é ouvir a população por meio de pesquisas realizadas por pessoas que estarão dentro dos coletivos, além de enquetes online e audiências públicas. No site da Prefeitura, a participação é feita acessando http://www.santamaria.rs.gov.br/transportetransparente/ 

Com o reforço de profissionais da Prefeitura, a ProCidades, de Porto Alegre, será a responsável por este trabalho, que resultará na abertura de licitação do transporte público. A empresa venceu a licitação para elaborar estudos de mobilidade urbana. A ordem de serviço para a execução do Plano Diretor de Transporte Coletivo Urbano foi assinada na última sexta-feira (11). 

“Todo esse trabalho vem ao encontro dos anseios da população. Por isso, ouvir os usuários é fundamental, e queremos a participação do maior número de pessoas possível. Desta forma, estamos dando um passo histórico para Santa Maria e norteando o futuro dos envolvidos neste processo. Sabemos dos problemas, queremos cada vez mais identificá-los e, com isso, procurar soluções viáveis e justas para todos”, enfatiza o prefeito Jorge Pozzobom. 

Discussão social e pesquisa de campo

A partir desta terça-feira (12), equipes formadas por cinco duplas estarão em linhas que percorrem a UFSM (faixas Velha e Nova), UFSM – Bombeiros e Tancredo Neves – Campus. Nesta primeira fase, os pesquisadores irão fazer avaliações e levantamentos numéricos de embarque e desembarque e de origem e destino de passageiros. Serão 15 dias de realização deste trabalho de amostragem, ocorrendo em todas as demais linhas, que objetiva a verificação do volume e do distanciamento espacial dos usuários.

As equipes estarão dentro dos coletivos e devidamente identificadas. Os pesquisadores realizaram treinamentos na última semana proporcionados pela ProCidades. São acadêmicos da UFSM dos cursos ligados à engenharia, à mobilidade urbana e à estatística. Após essas fases, serão desencadeadas novas atividades de coleta de informações sobre o transporte. Este plano de trabalho da empresa foi apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Transportes na manhã desta terça-feira (12), em reunião ordinária do CMT, na sede da ATU.

“Trata-se de uma fase de diagnóstico, que servirá para avaliarmos o tipo de prestação de serviço a ser indicado para Santa Maria. Trabalhamos com o fato de que o usuário deseja confiabilidade e rapidez no transporte, garantindo a fluidez da mobilidade urbana”, explica Ida Bianchi, diretora da ProCidades.

Além do trabalho de campo, as pessoas que utilizam o transporte coletivo terão acesso a um questionário abordando aspectos como a frequência com que andam de ônibus e a avaliação do serviço prestado pelas empresas concessionárias. Também serão agendadas audiências públicas em todos os bairros de Santa Maria a fim de dar voz aos usuários e verificar as reais necessidades relativas aos coletivos.

“Estamos conduzindo um processo histórico e transparente. Já estamos há cerca de 30 dias em contato com a ProCidades, realizando reuniões preliminares por meio de um grupo de trabalho que formamos e fazendo revisões da base jurídica para a nova legislação do transporte público. A prioridade é definirmos o modelo mais viável para a população e lançar a licitação do transporte coletivo de Santa Maria no primeiro semestre de 2020”, reitera o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial