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10/04/2017 10/04/2017 18h18m

Coragem e determinação: prefeito Jorge Pozzobom detalha ações realizadas nos 100 dias de governo


Coletiva foi realizada na manhã desta segunda-feira e reuniu o secretariado do Governo, servidores e funcionários da Prefeitura, autoridade e convidados (Foto: João Alves)

Chefe do Executivo destacou o compromisso de governar com responsabilidade e transparência

 

Honrando o compromisso assumido de governar com responsabilidade e transparência, o prefeito Jorge Pozzobom realizou, na manhã desta segunda-feira (10), a prestação de contas dos 100 primeiros dias de governo. Na coletiva, que foi realizada no auditório do Centro Administrativo, Pozzobom detalhou as ações que vêm realizando desde que assumiu a Prefeitura de Santa Maria, ressaltando o empenho do secretariado de governo e o engajamento dos servidores municipais.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Sergio Cechin, dos secretários que compõem o Executivo, de servidores e funcionários municipais, de vereadores do Município, de representantes de entidades locais e de veículos da imprensa local. Na mesa, ao lado do prefeito e vice, estavam também o chefe da Casa Civil e secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez; o Controlador Geral do Município, Alexandre Lima; o secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia; a procuradora geral do Município, Rossana Boeira; e o coordenador do Gabinete de Governança da Prefeitura, Carlos Pippi Brisola.

Um dos destaques da coletiva foram os resultados conquistados pelo governo na área da Saúde, com destaque para os números do programa Mutirão Fila Zero. Ao detalhar o total de atendimentos já realizados (foram 17.210 santa-marienses que saíram da fila de espera por consultas e exames em apenas dois meses de agendamentos), o prefeito ressaltou o comprometimento dos servidores e funcionários que estão atuando diretamente no projeto.

“A gente não quer aqui mostrar só o que está dando certo. Vamos mostrar também o que tem de errado e como vamos enfrentar, isso é ser transparente. Mas esses números do Fila Zero são dados positivos, concretos e verdadeiros, que mostram como estamos trabalhando. Chegar em um local e receber o depoimento de alguém que, depois de anos, foi atendido é muito gratificante. E junto com os nossos servidores, que estão empenhados em ajudar, vamos honrar nosso compromisso, de zerar essa fila até o final do ano”, enfatizou o prefeito.

Também na área da Saúde, Pozzobom deu destaque para o Sorria Santa Maria, o Mutirão Fila Zero da Odonto, ressaltando ser essa uma iniciativa dos próprios servidores, além de citar também a recuperação do PA do Patronato e de outras unidades de saúde, e o 1º Mutirão de Agendamento de Exames e Consultas da Zona Oeste.

Ao longo da explanação, o prefeito ressaltou ainda as ações desenvolvidas nas áreas de segurança e desenvolvimento econômico, as reduções de despesas e economia de recursos, além de reiterar o compromisso de governar com responsabilidade, planejamento, austeridade e valorização dos servidores.

“Vamos governar junto com os servidores, com muito trabalho, coragem e determinação. Estamos trabalhando com um novo modelo de gestão, com novas ideias para enfrentar velhos problemas. Governar é elencar prioridades, por isso, queremos um trabalho conjunto, com planejamento, seriedade e transparência. Nesses 100 dias, estamos fazendo Santa Maria voltar a sorrir”, concluiu o prefeito.

TRABALHO CONJUNTO

Pozzobom ainda destacou o trabalho conjunto que vem realizando com vice-prefeito Sergio Cechin, que assumiu a responsabilidade de diferentes frentes de trabalho no Governo Municipal. Em sua fala, Cechin detalhou as atividades que vêm realizando, como o andamento do Projeto Poupa Tempo Santa Maria e as ações do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres, além de reforçar o trabalho articulado entre todas as esferas do Executivo.

“A integração entre o prefeito e o vice é muito importante para que tenhamos resultado. Aqui, o prefeito não governa sozinho, todas as decisões são compartilhadas. Se a Administração Municipal está indo bem, devemos ao trabalho conjunto e articulado dessa equipe”, ressaltou o vice-prefeito.

Ao final da coletiva, Pozzobom apresentou aos presentes um vídeo sobre o primeiro atendimento realizado pelo Mutirão Fila Zero, que possibilitou que o pedreiro Jorge Costa da Silva, que inspirou o programa, pudesse ter acesso à consulta oftalmológica depois de esperar por mais de quatro anos na fila. Seu Jorge, que esteve presente na coletiva acompanhou a prestação de contas do prefeito Pozzobom, agradeceu ao chefe do Executivo a possibilidade de, enfim, ter acesso à consulta.

“O que o prefeito prometeu que ia fazer, ele está fazendo. Tenho certeza que acertei o meu voto e agradeço ao prefeito por ter tido a oportunidade de consultar”, disse o pedreiro Jorge, emocionando o chefe do Executivo.

Abaixo, confira as principais ações já realizadas pela Administração Municipal nesses 100 primeiros dias de governo.

 

SAÚDE PARA QUEM MAIS PRECISA
– Mutirão Fila Zero: Fila de 64 mil exames e consultas - Em dois meses 17.210 santa-marienses que saíram da fila (6.244 exames e 10.966 consultas realizadas). A meta é zerar a fila até o final do ano e, hoje, 26, 5% da meta já foi atingida
– Recuperação física do PA do Patronato e das unidades Erasmo Crossetti e Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves
– Núcleo de Gestão Estratégica de Acolhimento = Acolhe Saúde
– 1º Mutirão de Agendamento de Exames e Consultas da Zona Oeste com 465 atendimentos
– Reativação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti
– Sorria Santa Maria, o Fila Zero Odontológico (para zerar a demanda por atendimento dentário na cidade)
– Parcerias com a UFSM (par atendimento na UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi) e a Unifra (para ações na UBS Floriano Rocha, na COHAB Santa Marta)

 

GESTÃO RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE
– Reforma Administrativa = redução de 22 para 12 secretarias
– Extinção de cargos = economia de R$ 1.272.054,50 neste primeiro ano em salários de secretários, secretários adjuntos e assessores
– Redução de Horas Extras = R$ 120 mil por mês, a média mais baixa dos últimos anos (Economia anual projetada = mais de R$ 1,5 milhão)
– Decreto de contingência = redução de 45% nos gastos com telefonia celular e de 10% nos gastos com telefonia fixa
– Revisão e renegociação de contratos de aluguéis = redução de até R$ 500 mil nos gastos anuais da Prefeitura com locação de imóveis
– Transporte Transparente = Atitude inovadora ao disponibilizar para o cidadão os dados referentes ao transporte público de Santa Maria, como porcentagem de pagantes, definição para o cálculo da tarifa, entre outros itens

 

Despesas Contingenciadas Decreto 02/2017

– Água e esgoto
Em 2016: R$ 456.114,31
Em 2017: R$ 419.175,49
Variação: -8,099%

– Telefone celular
Em 2016: R$ 20.109,21
Em 2017: R$ 11.044,32
Variação: -45,078%

– Telefone fixo
Em 2016: R$ 190.456,27
Em 2017: R$ 171.039,01
Variação: -10,195%

 Despesas com contratos
– Locação de imóveis
Em 2016: R$ 508.482,96
Em 2017: R$ 489.567,47
Variação: -3,720%

– Coleta de lixo
Em 2016: R$ 4.734.020,94
Em 2017: R$ 4.368.797,42
Variação: -7,715%

– Demais contratos de serviços
Em 2016: R$ 7.523.211,31
Em 2017: R$ 6.972.092,23
Variação: -7,326%

Despesas com material de consumo
– Medicamentos
Em 2016: R$ 1.875.691,83
Em 2017: R$ 1.793.096,96
Variação: -4,403%

– Material de expediente (folha, caneta,...)
Em 2016: R$ 1.194.844,17
Em 2017: 436.461,89
Variação: -63,471%

Despesas diversas
– Convênios
Em 2016: R$ 4.896.533,04
Em 2017: 4.612.772,80
Variação: -5,795%

– Demais despesas correntes
Em 2016: R$ 3.998.562,15
Em 2017: 3.698.268,01
Variação: -7,510%

– Móveis e equipamentos
Em 2016: 2.514.489,62
Em 2017: 1.089.660,95
Variação: -56,665%

– Horas Extras
Em 2016: R$ 1.496.356,41
Em 2017: 1.113.613,18
Variação: -25,578%

 

SEGURANÇA PÚBLICA EFICIENTE: RESPONSABILIDADE DE TODOS
– Fortalecimento da Guarda Municipal = Nova sede e valorização dos servidores
– Recuperação da frota = apenas 3 veículos em funcionamento em janeiro, agora já são 12 e, até a metade do ano, serão 33, garantindo as rondas com capacidade máxima
– Trabalho integrado com todos os órgãos de Segurança da cidade, para garantir a segurança da comunidade
– Calourada Segura = 20 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito e nenhuma ocorrência grave
– Santa Maria Segura = Visita a Passo Fundo e Marau para conhecer modelos de monitoramento integrado

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
– Projeto Poupa Tempo Santa Maria = Agilidade com responsabilidade
– Fila zerada de requerimentos de Informações Urbanísticas (alinhamentos) e prazo de espera reduzido de seis meses para apenas 10 dias
– 2.824 vistorias realizadas para emissão de alvará
– 3.900 projetos à espera de regularização, o que gera R$5 milhões de arrecadação
– R$ 48 milhões do PAC parados por falta de projeto e mais R$ 10 milhões desse recurso na Saúde
– Desenvolvimento econômico endógeno = estudo detalhado da matriz econômica de Santa Maria
– Lançamento do Digituris Santa Maria = Projeto inovador no Estado para divulgar os pontos turísticos do Município
– Adesão SISBIPOA = Produtos da agricultura familiar local para todo o país (apenas 15 cidades do Brasil possuem)

 

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
– Cuidando de quem cuida = Atenção aos profissionais do quadro da Educação do Município
– Acolhimento aos servidores das áreas da Saúde e da Educação
 

CUIDADO COM A CIDADE
– Garantia das 759 vagas nas escolas de Educação Infantil + nomeação de 18 professores aprovados em concurso público + contratação emergencial de 130 professores– Reorganização e fortalecimento de toda a rede de apoio, junto aos CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares de Santa Maria
– Reativação da oficina de máquinas pelos servidores da Prefeitura = Recuperação de 70% da frota sucateada
– Intervenção nos pontos mais críticos = mais de 470 toneladas de massa asfáltica já utilizadas nas ruas no perímetro urbano de Santa Maria
– Solução de problemas antigos = Parque Itaimbé, Rua Senador Cassiano e Ponte da Rua Euclides da Cunha
– Criação da Superintendência do Interior = 120 km de estradas dos distritos recuperadas
– Elaboração do Plano Municipal de Recuperação Asfáltica, com suporte técnico do DAER-RS
– Recuperação de 6.707 pontos de iluminação pública na cidade (só em Camobi, foram 706 pontos de energia elétrica restabelecidos)
– Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres = Trabalho preventivo para evitar alagamentos em pontos da cidade
– Reestruturação da Superintendência de Praças, Parques, Canteiros e Jardins
– Reabertura do MASM, licitação para reforma do Guarani Atlântico e adequação do Clube 21 de Abril

 

Clique aqui para acessar a apresentação completa da prestação de contas

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

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