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07/04/2017 09/04/2017 19h59m

Em três meses, 73% das demandas que chegaram à Ouvidoria Geral do Município foram respondidas


Janeiro, fevereiro e março somaram 659 atendimentos na Ouvidoria (Foto: Maurício Araujo)

Cidadãos podem entrar em contato com o setor presencialmente, pela internet ou telefone

 

Setenta e três por cento das solicitações que chegaram à Ouvidoria Geral do Município – nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017 – foram retornados à população. Esse é o levantamento feito pelo setor que, neste período, fez 659 atendimentos. A Ouvidoria, que tem como objetivo dar respostas às demandas solicitadas pelos cidadãos, é o canal de comunicação entre a sociedade e o Executivo Municipal na busca de soluções de problemas envolvendo os serviços públicos.  

Conforme pesquisa do setor, as maiores demandas atendidas são relacionadas aos buracos nas ruas, com 91 atendimentos, seguidas das consultas/exames nos postos de saúde e atendimentos ao servidor/cidadão (confira abaixo as 10 principais solicitações).

Nos três meses, a Secretaria de governo que teve mais pedidos de atendimento foi a de Infraestrutura e Serviços Públicos, com 199 protocolos gerados, seguida da Saúde e da Estruturação e Regulação Urbana.

Das 659 demandas chegadas à Ouvidoria, 480 delas, que representam 73%, já foram respondidas. Outras 179 estão em análise nos setores responsáveis.

Por ser a mediação entre os munícipes e a Administração Municipal, a Ouvidoria Geral desempenha um papel importante no governo e, por isso, a realização do trabalho tem sido construída de forma efetiva nestes três meses. O papel desempenhado pelos três ouvidores é acolher os atendimentos, processá-los e encaminhá-los aos setores competentes da Prefeitura. O prazo para retornar ao cidadão é de 15 dias.

“Com a Ouvidoria efetiva e dando os retornos, aumentamos a cada mês nosso serviço. As demandas que chegam devem dizer respeito a reclamações, sugestões, elogios e críticas”, explica a ouvidora geral, Suséli dos Santos.

De acordo com ela, a tendência é que os números aumentem ainda mais, já que, somente de sexta-feira (30 de março) até quinta-feira (06 de abril), já foram 103 atendimentos.

A ouvidora esclarece que o setor não é responsável por resolver um problema, e a resposta não significa que o serviço solicitado foi concluído, mas é um retorno do que está previsto pela Prefeitura.  

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Também é de responsabilidade da ouvidoria o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Compete a este serviço o recebimento do pedido de acesso e, sempre que possível,  o fornecimento de informação, o registro do pedido de acesso em sistema eletrônico específico e a entrega de número de protocolo, que conterá a data de apresentação do pedido, além do encaminhamento do pedido recebido e registrado à unidade responsável pelo fornecimento da informação.

FALE COM A OUVIDORIA

Quem quiser ligar para a Ouvidoria Geral pode discar no 156 (custo de ligação local)l. Para melhor atender a população, quatro linhas telefônicas estão disponíveis neste número. O atendimento também pode ser presencial no Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar) ou pela internet, basta clicar aqui.

 

DEMANDAS DA OUVIDORIA MUNICIPAL (JANEIRO-FEVEREIRO-MARÇO)

Demandas da Ouvidoria – 659
- Atendimento resolvidos – 480 (73%)
- Em análise – 179 (23%)

Atendimentos por secretaria e superintendências
Infraestrutura e Serviços Públicos – 199
Saúde – 140
Estruturação e Regulação Urbana – 86
Mobilidade Urbana – 55
Meio Ambiente – 55
Finanças – 40
Casa Civil – 27
Educação – 16
Gestão e Modernização Administrativa – 14
Desenvolvimento Rural – 12
Corregedoria – 10
Cultura, Esporte e Lazer – 4
Habitação – 1

 

Maiores demandas da Ouvidoria
Buraco – 91
Consulta/Exame – 48
Atendimento servidor/cidadão – 44
Iluminação – 44
Coleta de lixo – 29
Fiscalização de terrenos – 25
Elogios – 24
Fiscalização de obras – 17
IPTU – 17
Cemitério – 13
 

Texto e fotos: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

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