Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEFs Profª Erlinda M. Vinadé, Euclides...

Educação Fiscal

29/07/2020 03/08/2020 08h19m

EMEFs Profª Erlinda M. Vinadé, Euclides da Cunha e Aracy Barreto Sacchis são as premiadas do dia!


Quinto dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou nas EMEFs Profª Erlinda Minoggio Vinadé; Euclides da Cunha e Aracy Barreto Sacchis

Para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, na manhã desta quarta-feira (29), a equipe do PMEF, representada pela Disseminadora Rosania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foram a mais três escolas do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso País.

A visita começou na EMEF Profª Erlinda Minoggio Vinadé, no bairro São João, para a entrega de um condicionador de ar de 9.000 Btus. Fomos recebidos pela Diretora Márcia Lorenzet e as  auxiliares Neiva Catarina e Rosa Mattana. Márcia lembrou que no ano passado, a escola participou das atividades propostas pelo PMEF e foram contempladas com um notebook, a iniciativa motivou todos professores, que mesmo em tempos de isolamento, se propuseram a criar um novo projeto e participar mais uma vez. O prêmio chega em ótimo momento, pois a escola planeja juntamente com o governo municipal a implementação de uma Sala Multiuso, que será um espaço para utilização de todos os alunos e o aparelho de ar condicionado servirá para melhorar o ambiente. Educação Fiscal é um processo contínuo e trabalhado diariamente na escola e os frutos desse esforço aparecem nas melhorias presentes em toda a escola. 

A Vice-Diretora Liliana Pincolini e a Coordenadora Pedagógica Janete Allassia Drebes Wouters, foram as educadoras que nos receberam na EMEF Euclides da Cunha, no Bairro Carolina. A escola foi premiada com um condicionador de ar de 12.000 Btus. 

Desde 2007 a EMEF trabalha Educação Fiscal, e, desde então, tem como objetivo aproximar toda a comunidade e o meio familiar para se conscientizarem da importância dos programas do Estado (Nota Fiscal Gaúcha) e do nosso Município (Programa Peça Nota). Agora durante a pandemia, a escola abriu suas portas para receber os pais e responsáveis para se cadastrarem nos programas e indicarem a EMEF.

Um dos objetivos principais citados por Liliana é de instruir as crianças desde cedo que os impostos servem para a melhoria coletiva e saber como o processo de captação funciona, ajuda tanto as próprias crianças quanto toda a família a compreenderem quando esses impostos estão (ou não) sendo aplicados da maneira correta. A Educação Fiscal faz parte do Projeto Político Pedagógica (PPP) da escola, e a vice-Diretora reitera que “a cidadania é a principal ferramenta para combater a corrupção”.

A última escola do dia foi a EMEF Aracy Barreto Sacchis, no bairro Menino Jesus. Em um dia movimentado na escola, onde os pais e responsáveis passavam para retirar as atividades dos aluno, a Diretora Andreia Ferretti Lima e Professora responsável pelo projeto de Educação Fiscal da escola, Lisete Pigatto arrumaram um tempinho para nos atender e receber o ar condicionado de 9.000 Btus que a instituição foi contemplada.

O projeto foi iniciado em 2012, devido ao alto índice de evasão presente na escola. A necessidade de entender que cada aluno tem suas particularidades e seus pontos fortes no momento da aprendizagem iniciaram uma nova forma de se educar e a Educação Fiscal tem papel primordial nisso.

A noção de que cada indivíduo tem o seu ritmo e o seu tempo, transforma a educação fiscal em algum muito além da cidadania e do conhecimento dos tributos e expande a área para o campo da acessibilidade e da inclusão. Saber e aceitar as diferenças, o convívio e o respeito para os nossos semelhantes, são um claro exemplo das necessidades de um novo saber para vivermos em uma sociedade próspera e acolhedora.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto e fotos: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial