Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Mais um dia de entregas das...

Educação Fiscal

27/07/2020 28/07/2020 17h14m

Mais um dia de entregas das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal!


Terceiro dia de entrega das premiações do 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal passou pela EMEI João Franciscatto

E a semana já começa em ritmo acelerado! Na manhã desta segunda-feira (27), para dar prosseguimento às atividades relacionadas ao 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal, representada pela Disseminadora Rozania Mossate Rosa e pelo estagiário de Jornalismo, Valdemar Neto, foi a mais uma escola do município!

Todos os prêmios são destinados pela Receita Federal e são frutos de apreensão de mercadorias que entraram de forma ilegal no nosso país.

A quarta escola que o PMEF visitou foi a primeiríssima colocada, a EMEI João Franciscatto, localizada no bairro São José, para a entrega de um conjunto de Caixas de Som Pro Light 1000W. Fomos recebidos pela Diretora da Escola, Lindomar Rodrigues Jovanovichs e pela professora dos anos iniciais, Patrícia Gonzatto Gomes.

A educadora destaca o papel fundamental de algumas palavras, entre elas a “cidadania”, ferramenta necessária para uma boa convivência em grupo. “Só a Educação Fiscal é capaz de atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando o melhor caminho a seguir para construir uma sociedade justa.” Comenta Lindomar.

A Agenda 2030, também foi uma pauta abordada em nossa conversa. Os oito principais objetivos de desenvolvimento sustentável idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) vem sendo trabalhados e adaptados na escola.

O objetivo número 6 (Água Limpa e Saneamento), tem uma mãozinha da Educação Fiscal envolvida! “Com o Prêmio Nacional de Educação Fiscal conseguimos adquirir 2 filtros de água para nossa escola o que fez muita diferença na qualidade da água consumida pelas crianças e a qualidade da água usada na alimentação de nossas crianças.” Cita a educadora.

Além da aquisição dos filtros, Lindomar falou das reformas na rede de esgoto da escola, que só saíram do papel, graças aos recursos ganhos através dos sorteios do Peça a Nota Santa Maria, onde a EMEI foi a escola indicada pelos ganhadores. 

Antes de se despedir da nossa equipe, a direção da escola agradeceu o PMEF e parabenizou a Coordenadora do projeto, Rosaura Vargas e a Coordenadora Adjunta, Adriana Aires Pereira, que ao longo de todos esses anos, seguem com todo o ânimo mesmo perante as dificuldades.

Quer saber quais e onde serão as próximas entregas? Acompanhe nossa agenda clicando aqui!

Sobre o Prêmio

O 2º Prêmio Municipal de Educação Fiscal é um concurso de inserção da educação fiscal na prática pedagógica e comemora, em 2020, 18 anos, “A maioridade da Educação Fiscal” e, mais uma vez, o concurso tem a finalidade de incentivar e valorizar os projetos educacionais que abordem e conectem a educação fiscal no contexto do ensino da matemática, das ciências da natureza, das ciências humanas e das linguagens, em suas áreas do conhecimento.

A intenção é que a conexão de saberes interligue profissionais da educação, que estão engajados com o sonho comum de mudar a sociedade, através da educação pública de qualidade, que os professores e os estudantes entendam o processo de forma holística, desde a arrecadação até a administração e aplicação dos tributos, que devem retornar à sociedade em forma de serviços públicos para beneficiar toda a população. A sala de aula é um espaço de acesso à informação e disseminação de práticas condizentes com a ética entre os cidadãos e o Estado.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo

Foto: João Vilnei/Prefeitura

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial