Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Parceria entre Prefeitura, Receita Federal e...

Educação Fiscal

19/06/2020 19/06/2020 21h37m

Parceria entre Prefeitura, Receita Federal e Observatório Social produziu álcool para distribuição


Na tarde da última terça-feira, 16, a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) foi até Vale Vêneto, na região da quarta Colônia, para fazer a entrega de um lote apreendido de 500 litros de um mix bebidas alcóolicas para a produção de álcool 70%.

A ação começou com o convênio que existe desde seis de Junho de 2011 entre a Receita Federal e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que utiliza a minidestilaria da instituição para produção de álcool gel, álcool 70% e álcool combustível.

A Presidente do Observatório Social, Silvia Vontobel, através de parcerias, entrou em contato com o casal José Francisco Tronco e Carolina Pivetta, proprietários da Cachaçaria Gentil, que aceitaram fazer a destilação deste produto de forma gratuita.

Todo o processo é realizado diretamente na cachaçaria, com a bebida passando por tubos até um alambique, que suporta até 800 litros e depois sendo destilada e resfriada, até atingir o nível de gradação alcóolica desejado, que, no caso, é o de 70%, percentual recomendado para higienização e combate ao Corona Vírus.

A entrega do material aconteceu na manhã de hoje, 19, e resultou em mais 230 litros de álcool 70%, distribuídos entre as entidades beneficentes de Santa Maria e da região da Quarta Colônia, priorizando as que cuidam de idosos e pessoas do grupo de risco.

No Vila Itagiba, fomos recebidos pela Relações Públicas da Instituição, Karoline Arend e pela Irmã Anja Carvalho. Foram entregues 40 litros de álcool 70%. 

Além de agradecer as doações, as representantes parabenizaram o PMEF pelas lives do Facebook e pela divulgação do trabalho das diversas entidades envolvidas na campanha de destinação do Imposto de Renda

A segunda entidade foi o Abrigo Oscar Pithan, representado pela Muriel dos Santos. Para higienização da casa, são gastos aproximadamente 8 litros de álcool por semana. Além do álcool, Muriel destacou a importância de uma doação de alvejantes que o Abrigo recebeu, que também funcionam para a limpeza e higienização. Foram entregues 60 litros de álcool 70% nos recipientes cedidos pelo abrigo.

Por concluir a entrega, o PMEF passou no Lar das Vovózinhas, para entrega de 100 litros. Fomos recebidos de braços abertos pela Leda Maria Tasquetto, Presidente; Liliane Mello Duarte, Vice-Presidente e Verônica  de David Antônio, Administradora. A casa abriga atualmente 150 idosas e a demanda para limpeza aumentou ainda mais após o surto de corona vírus. Um gasto que normalmente seria de aproximadamente 8 litros por dia, subiu para quase 30 litros, para a higienização das quatro alas.

Para a semana que vem, está prevista a entrega de outro lote de bebidas apreendidas pela Receita Federal, para a produção de mais álcool para distribuição.

 

SOBRE A CACHAÇARIA

A Família Stefanel, como várias famílias de descendentes de italianos, tem em seus antepassados um amor especial à terra, donde vem o sustento da família.

Resgatando uma tradição familiar iniciada pelo imigrante italiano Victório Stefanel (Nono Stefanel) há mais de um século, a aguardente “Gentil” é produzida a partir dos canaviais cultivados em terras dos descendentes das famílias Stefanel e Tronco, em Vale Vêneto/RS, na Região da Quarta Colônia da Imigração Italiana.

Todo o cuidado com o produto, desde o cultivo até a colheita, é feito pelos integrantes da família e parceiros, sempre buscando a qualidade e naturalidade do produto, para qualificar e diferenciar o produto final.

Texto: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Imagens: Valdemar Neto, estagiário de Jornalismo, UFSM

Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial