Inicial > Educação Fiscal > Notícias > PMEF participa de aula pública no...

Educação Fiscal

09/06/2017

PMEF participa de aula pública no Legislativo com alunos do curso de Pedagogia da UFSM


Na tarde da última quinta-feira (08), alunos do 1º semestre do curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram na Câmara Municipal de Vereadores para acompanhar a sessão ordinária do Legislativo Municipal. Os estudantes foram acompanhados pela doutoranda Marieli Fontoura e pelas coordenadoras do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas e Adriana Aires.

O objetivo da aula pública foi acompanhar o trabalho dos vereadores visando à correta aplicação dos recursos públicos, que também é uma das missões do PMEF, e para que os alunos pudessem experenciar a cultura de participação da comunidade santa-mariense.

No momento da chegada dos alunos, a sessão havia sido interrompida e até o final da atividade os vereadores não haviam voltado. Professora, alunos e coordenadoras do PMEF, partiram então para o plenarinho onde foram levantadas questões sobre o Legislativo. Entre elas, o porquê de haver a interrupção por um período tão longo e qual o motivo de o assunto não ter sido debatido na sessão e sim em caráter privado. Foi sugerido também, que o horário das sessões poderia ser adequado para as 19h, onde ficaria mais acessível para obter maior participação da população.

Segundo a acadêmica, Mara Foggiato, se as crianças forem ensinadas desde as suas primeiras constituições de valores, irão se tornar adultos melhores. “Eles se tornarão interessados a querer saber e fiscalizar onde será aplicado os recursos oriundos dos impostos, toda vez que comprar ou vender uma mercadoria ou serviço”, afirmou ela.

Vale lembrar que, no dia anterior a sessão é publicado o boletim legislativo com os assuntos que serão debatidos no plenário. Mais informações sobre a sessão plenária e o boletim legislativo podem ser encontradas na página da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Adriana Aires
Coordenação Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial