Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Premiação do Festival Cid Legal é...

Educação Fiscal

11/04/2017 11/04/2017 17h41m

Premiação do Festival Cid Legal é entregue aos estudantes e professores da Escola Castro Alves


Na manhã desta terça-feira (11), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve mais uma vez na Escola Municipal Castro Alves. O motivo da visita foi para entregar os prêmios aos alunos e professores, pela participação no 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, em 2016.

Os nove jovens do 7º ano, receberam das mãos da coordenadora adjunta do PMEF Adriana Aires e da disseminadora Rozania Rosa, a premiação individual pela coreografia de dança que apresentaram na última etapa do festival, que aconteceu no dia 08 de outubro, no Clube Recreativo Dores. Todos os prêmios entregues foram destinados pela Receita Federal do Brasil.

A professora de português Vanessa Bianchi Gatto, desenvolveu um pout-pourri com quatro músicas que incentivam os cidadãos a pensar na sociedade como um todo. “A gente somos inúteu” do Ultraje a Rigor, “Até quando?” e “Chega!” de Gabriel o Pensador e “Vem pra rua” da banda O Rappa foram as escolhidas para a coreografia intitulada de “Cidadania: Direito de reclamar, mas dever de se desacomodar”.

Os gêmeos Tauan e Iago Santos, explicaram que a ideia era mostrar com a dança e a letra das músicas escolhidas, o que eles queriam transmitir para o público. “Foi muito bom participar do festival. Nós aprendemos com a nossa professora e com as outras escolas, eles nos explicaram que não é difícil a gente aprender a ser cidadão e educado. Esse projeto da Educação Fiscal, do Cid Legal, é show de bola”, completou Iago.

Vanessa ainda comentou sobre como encontrou a melhor forma para trabalhar o conteúdo de português aliado a Educação Fiscal com os estudantes. “ Eu busquei trazer situações do dia-a-dia deles. A música foi uma forma de incentiva-los e de unir o útil ao agradável. E também, é muito importante eles saberem desde cedo que devemos cumprir os deveres para poder exigir nossos direitos.

SAIBA MAIS

As inscrições para a 11ª edição do Festival Cid Legal Canta e Dança, estão abertas até o dia 31 de maio, pelo e-mail educacaofiscal@santamaria.rs.gov.br - O evento acontecerá nos dias 06 e 07 de outubro no Clube Recreativo Dores.

A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, por meio do ambiente escolar, sobre a função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Coordenação: Rosaura Vargas

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial