Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Prefeito Jorge Pozzobom dá as boas-vindas...

Educação Fiscal

16/02/2017 02/03/2017 16h14m

Prefeito Jorge Pozzobom dá as boas-vindas aos professores do Município para o início do ano letivo


Equipe da Secretaria de Educação também foi apresentada às centenas de professores que participaram do encontro

Emocionante. Não existe outra definição para descrever a manhã desta quinta-feira (16) para centenas de professores da Rede Municipal de Ensino. Os educadores foram recebidos no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores pelo prefeito Jorge Pozzobom e pela equipe da Secretaria de Educação. Em um jogo rápido de palavras, em que as longas palestras foram deixadas de lado para a informalidade do discurso, o chefe do Executivo e as responsáveis pela pasta apresentaram o modelo que será seguido pela educação do Município. Para fechar a manhã, o músico Beto Pires cantou para os professores que, unidos e de mãos dadas junto aos representantes da Prefeitura, motivaram-se para o início do ano letivo, na segunda-feira, dia 20.

Com o salão lotado, o prefeito destacou o cuidado que o governo terá com os professores, salientou os projetos de contenção de gastos e responsabilidade e, ainda, apresentou novas propostas que serão desenvolvidas pela atual Administração na área de Educação.

Além de aprimorar o projeto do Pronto-Socorro Escolar, o chefe do Executivo afirmou que, a partir do dia 1º de março, mesmo diante das dificuldades, irá buscar soluções para o plano de saúde dos professores. Segundo Pozzobom – que foi aplaudido pela iniciativa –, um grupo de trabalho será formado para dar início a essas ações. Outra garantia dada pelo prefeito é que a Administração trabalhará para, pelos próximos quatro anos, nunca parcelar os salários dos servidores.

“Vocês são essenciais para nós, por isso estamos cuidando de quem cuida. É isso que queremos, e é isso que faremos, juntos”, destacou o prefeito.

A futura secretária de Educação, Lúcia Madruga, e a secretária interina, Maria Goretti Rocha Farias, aproveitaram o encontro para apresentar a equipe da Secretaria de Educação. As professoras expuseram as propostas que serão desenvolvidas pela pasta, principalmente em três eixos: Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão Administrativo-Financeira.

Com o objetivo de cuidar de quem cuida, os professores participantes também receberam um cartão com as perguntas: “Que cuidados você gostaria de receber?” e “Que cuidados você pode emitir?”. Ao final, as respostas foram depositadas em uma urna.

“Temos muito a construir e trabalhar para a educação do município. Estamos confiante e vamos fazer isso com a proposta de cuidar, sempre”, ressaltou a professora Lúcia.

MÚSICA E EMOÇÃO

A convite do prefeito, o cantor santa-mariense Beto Pires apresentou-se aos professores e, mais que isso, emocionou os educadores. Com a canção “Marcas do que se foi”, todos os presentes deram as mãos e, juntos, cantaram a música. Clássicos de Raul Seixas, como “Metamorfose Ambulante” e “Tente outra vez” também foram entoados para que fossem cantadas em coro.

“Eu confio no prefeito. Então eu só posso pedir a todos que se unam e colaborem com Santa Maria, independente de ideologia, vamos juntos”, destacou Beto Pires que, em sua última música, cantou “Santa Maria”.

Programa Municipal de Educação Fiscal

Enquanto se referia as medidas adotadas para enxugar o orçamento municipal de um lado e aumentar as receitas de outro, Pozzobom equiparou a cidade de Santa Maria a outros municípios que tem o mesmo índice populacional, na casa dos 300 mil habitantes, mas que trabalham com um orçamento maior, a exemplo de Pelotas e Canoas.

"Nós temos o dever de saber, de prestar contas a vocês, de quanto a prefeitura arrecada por si própria e neste cenário o Programa Municipal de Educação Fiscal vem para nos ajudar a mudar esta cultura" ressaltou o prefeito.

A quinta maior cidade do estado lida com os mesmos problemas destas outras, porém com um orçamento menor. Daí a importância de caminhar junto com o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), que busca incentivar iniciativas simples, como solicitar a Nota Fiscal a cada compra de mercadoria ou serviço. Desta forma além de  colaborar com a arrecadação para o município, este gesto simples combate diretamente a sonegação de impostos.

Ao final do evento foram distribuídos aos professores os informativos produzidos pelo PMEF e destinado aos alunos e professores da rede municipal.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial