Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Estão abertas as inscrições para o...

Educação Fiscal

24/02/2017 03/03/2017 07h44m

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Regional de Educação Fiscal


Evento é promovido pela Prefeitura e tem atividades nos meses de março, abril e maio no auditório do Centro Administrativo

Com o objetivo de estimular, em sala de aula, o desenvolvimento de temas ligados à educação fiscal, a Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), promove, a partir de março, o 3º Seminário Regional de Educação Fiscal: Transformando Vidas. O evento já está com as inscrições abertas para os professores que quiserem participar.

O seminário terá palestras e oficinas nos meses de março, abril e maio. As atividades acontecem sempre no auditório do Centro Administrativo, pela manhã e à tarde.

Conforme a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, o seminário é voltado para professores, gestores e coordenadores das redes municipal, estadual e particular de Santa Maria e da região central do Estado. Rosaura explica que, a cada dia, as palestras e oficinas englobam uma área do conhecimento diferente, como as disciplinas de Matemática e Geografia, por exemplo, e os Anos Iniciais e a Educação Infantil. O seminário pretende estimular os professores de cada área a incluírem a educação fiscal nos seus conteúdos em sala de aula.

“Vamos trabalhar a educação fiscal com os professores, para que eles passem para os alunos. Nós queremos que as crianças saibam que todos nós pagamos tributos e que esses tributos devem retornar em um serviço público de qualidade”, explica Rosaura.

Os interessados em participar do seminário devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Prefeitura, e escolher o dia da oficina que pretendem acompanhar (veja, abaixo, a programação completa). Não há custo para os participantes. Nos dias dos seminários, haverá um momento de palestra, com um especialista da área, e depois, cada participante irá propor uma ação que possa ser desenvolvida dentro da sala de aula com o tema da educação fiscal. Em breve, será divulgada a relação dos palestrantes convidados.

O evento conta com o apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil, da Delegacia da Fazenda Estadual, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação e da Universidade Federal de Santa Maria.

Serviço:

Seminário Regional de Educação Fiscal

Onde: Auditório do Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2.277)

Quando: De março a maio, em dias específicos

Inscrições: No site da Prefeitura, Acesse aqui o link

Informações: (55) 3921-7073 ou educacaofiscal@gmail.com

Oficinas Pedagógicas (datas e horários):

15 de março
– 14h: Gestores e coordenadores

25 de abril
– 8h30min: Educação Financeira

– 14h: MateMÁGICA

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Fajardo - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) do Departamento de Matemática no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

26 de abril

 – 8h30min: Ciências
– 14h: Educação Física

27 de abril
 – 8h30min: História

– 14h: Geografia

Palestrante: Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann - Geógrafo / Professor Adjunto III - Depto. de Geociências - CCNE/UFSM e Coordenador dos Cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura Plena) da UFSM.

03 de maio
– 8h30min: Artes
– 14h: Cinema

04 de maio
– 8h30min: Anos Iniciais (1º a 3º ano)
– 14h: Educação Infantil

05 de maio
– 8h30min: Português
– 14h: Inglês

06 de maio
– Das 9h às 11h: Anos Iniciais ( 4º e 5º anos)

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial