Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEF Castro Alves promove o dia...

Educação Fiscal

28/10/2016 24/01/2017 14h13m

EMEF Castro Alves promove o dia da Educação Fiscal na escola


Alunos da EMEF Castro Alves

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Castro Alves realizou no dia 28 de outubro, o dia da Educação Fiscal. Na ocasião, foram apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, por professores e alunos dos anos iniciais e finais. A coordenação do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na instituição para acompanhar a programação da tarde.

Os alunos do 2º ano tiveram contato com um projeto que abordou a preservação do meio ambiente, o que é ser cidadão e como exercer a cidadania. Monitorados pela professora Eliza Renk, que desenvolveu o tema com textos, folhetos de supermercado, filmes, que destacaram os valores de cidadania pautados em sala de aula.

Para Eliza, os alunos devem se conscientizar que eles fazem parte de uma comunidade e devem agir positivamente no meio em que vivem. Por meio de temas relacionados ao meio ambiente, os alunos foram guiados para compreender a destinação correta do lixo produzido pela população e que ocasionam também a melhor aplicação dos recursos públicos.

“As atividades foram realizadas com muito entusiasmo pelas crianças, percebemos um envolvimento grande por parte de algumas famílias. Neste sentido, os objetivos esperados foram alcançados satisfatoriamente” afirmou a professora.

Com os alunos do 5º ano, a professora Sônia Machado aplicou os jogos “Empreendedor de sucesso e Árvore Cidadã”. O primeiro, foi montado com base nos jogos de trunfo, em cada carta o aluno tinha as características do empreendedor, como: persistência, comprometimento, autoconfiança, independência e iniciativa.

Já na Árvore Cidadã, eles apontaram valores corretos que devem reger a vida de um cidadão, atividade sugerida pela coordenadora adjuntado PMEF, Adriana Aires, que também está disponível no Informativo Cid Legal, edição 45. 

Outro trabalho apresentado foi o da professora de português Vanessa Bianchi Gatto, que conduziu seus alunos dos 8º e 9º anos, para que eles entedessem os pilares da Educação Fiscal e como o cidadão pode alcançar o pleno exercício da cidadania, por meio de materiais que são comuns ao dia-a-dia dos estudantes, para assim facilitar o entendimento e despertar a curiosidade sobre o tema nos jovens.

Com um plano de aula desenvolvido para conscientizar, compreender, entender, aliar, conhecer, ler, desenvolver e comparar atividades relacionadas com a igualdade dos direitos, cumprimento dos deveres e cidadania ativa, os alunos estavam aptos para então apresentar na forma de intervenção artísica tudo que aprenderam sobre o tema Educação Fiscal.

Ao palco do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, a EMEF Castro Alves trouxe a coreografia “Cidadania: DIREITO de reclamar, mas DEVER de se desacomodar!”, produzida a partir de um pout-pourri de quatro músicas de artistas brasileiros, que falam sobre a situação do país.

Segundo Vanessa “a intenção da dança foi de demonstrar que existem problemas e injustiças no Brasil, e que podemos, sim, tomar a VOZ para reivindicar nossos direitos. Mas isso não basta. Temos também que tomar a VEZ para exercer os nossos deveres. Não podemos reclamar do mundo e nos acomodarmos no sofá da vida. É preciso agir em unidade e todos lutarmos juntos por uma sociedade melhor, cada um fazendo a sua parte”.

Durante o dia, foram entregues balões e pirulitos da Nota Fiscal do Coração, aos estudantes e professores da Escola Municipal.


Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Fotos: Adriana Aires e Rozania Rosa
Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial