Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Aula de cidadania ministrada por estudantes...

Educação Fiscal

24/09/2016 22/10/2016 21h06m

Aula de cidadania ministrada por estudantes de 4 e 5 anos no 10º Festival Cid Legal Canta e Dança


A tarde deste sábado (24) selou mais uma atividade bem sucedida do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). A segunda etapa do 10º Festival Cid Legal Canta e Dança, voltada para alunos da Educação Infantil, lotou o Centro Desportivo Municipal (CDM) com as 14 escolas participantes, familiares e amigos que puderam acompanhar as 17 apresentações do tarde.

Na abertura do festival a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas, destacou a importância da presença das familias e agradeceu a participação das Escolas CAIC Luizinho De Grandi; Fontoura Ilha; João da Maia Braga; Pedro Kunz; Profª Hylda Vasconcellos e Ten. João Pedro Menna Barreto; Aracy Trindade Caurio; Casa da Criança; Darcy Vargas; João Franciscato; Profª Ady Scheider Beck; Santa Rita de Cassia e Núcleo de Educação Infantil CAIC Luizinho De Grandi na construção de uma sociedade ética. 

O Delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum parabenizou o trabalho desenvolvido e ressaltou “o Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria é referência nacional, temos muito orgulho de fazer parte dessa parceria”. A Secretária de Educação Silvana Guerino parabenizou a equipe do PMEF e todos os envolvidos no evento: “Espetáculo de cidadania, envolvendo professores, pequenos estudantes e família.”

A primeira escola a se apresentar foi o Centro de Educação Infantil Casa da Criança, com a coreografia Ballet na Educação Fiscal “Um olhar para o futuro” coordenado pela professora Elisa Camargo. A EMEF Junto ao CAIC Luizinho De Grandi trouxe a dança e a paródia sobre “A importância da Nota Fiscal” coordenada pelas professoras Izane Dalla Nora, Fátima Pinheiro, Eva Bastos, Guilherme Kielinh, Lecimara Scherer e Noemi Lenz.

Os alunos do maternal, pré A e pré B, da EMEF João da Maia Braga, encenaram a coreografia “Queremos uma querência livre ... da sonegação, da corrupção, das brigas, das injustiças, da insegurança, drogas, doenças ...” . O festival além de socializar a partir da Educação Infantil desenvolve a cidadania e desperta os valores para uma sociedade cada vez melhor e a igualdade dos direitos”. Comentou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sonia Rigo.

O evento que teve início às 14h foi encerrado com a coreografia da EMEF Pedro Kunz, montada pelos professores Joelma Rannov do Carmo, Suzana Cartier Laranjeira e Ritamara Rodrigues Barbosa. Os alunos apontaram a corrupção como um dos grandes problemas do Brasil,  ressaltaram a falta de ética no país e apresentaram um sonho: "acabar com a corrupção”.

 “E chegamos ao 10º Festival! Isto só demonsta a qualidade do evento e a capacidade de todos os envolvido no progama. Percebemos, a cada ano, a evolução das apresentações e o trabalho cada vez melhor e mais comprometido dos nossos professores”. Parabenizou a representante da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria, Ivanice Zanini Schultes.

A comissão avaliadora foi formada pela Secretária Municipal de Educação, Silvana Guerino; Agente Fiscal do Estado e representante da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria, Ivanice Zanini Schultes; professora Leda Taschetto, representante do Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sonia Rigo; professora Rosangela Réchia, representante da Secretaria Municipal de Cultura; Professora Cristina Bento Farias, representante da Educação Fiscal na 8ª Coordenadoria Regional de Educação e professora Claudia Bassoaldo, Superintente da Secretaria Municipal da Educação.

“A cada ano o evento se destaca pela valorização da cidadania e pelo incentivo de criar e  descobrir novos talentos”, destacou a professora Rosangela Réchia.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca

Coordenação: Rosaura Vargas. 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial