Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal no II Salão de...

Educação Fiscal

13/11/2015 24/02/2016 17h14m

Educação Fiscal no II Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino


PMEF e EMEF Zanir Aita

Ocorreu ontem e hoje, a segunda edição Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 70 escolas se inscreveram no evento para divulgar os trabalhos desenvolvidos com seus alunos. A temática da Educação Fiscal apareceu em diversas atividades realizadas pelas escolas municipais.

Foram distribuídos na segunda edição Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria folders da Nota Fiscal Gaucha, do Programa Estadual de Educação Fiscal e da Nota Fiscal do Coração, assim como Informativos Cid Legal, as revistas das escolas com atividades de educação fiscal Escola Julio do Canto e Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena para os estudantes e professores participantes.

O Prefeito Cezar Schirmer participou da mesa de abertura e disse “gostaria de cumprimentar os diretores e professores e destacar o quanto o nosso município considera a educação algo essencial para transformarmos a nossa realidade e a realidade do Brasil”.

A Vereadora Sandra Rebelato prestigiou o evento e elogiou os trabalhos, principalmente a “Carta para o Governo (Municipal, Estadual e Federal) escrita pelos alunos do 6º ano da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita. “Seria muito interessante que essas cartas fossem efetivamente entregues aos governantes”, disse a vereadora. A EMEF Zanir Aita também levou diversas atividades como gráficos de gastos da energia elétrica, os preços e tributos dos produtos da cesta básica e uma amarelinha da Educação Fiscal para expor na Mostra Pedagógica.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição realizou trabalhos sobre a Educação Fiscal. Segundo a professora Maria Helena Nunes, “a Educação Fiscal é tudo, porque educa para formar cidadãos conscientes. Eu acho muito importante, não adianta cobrarmos os nossos direitos, porque também temos os nossos deveres”. A EMEF Nossa Senhora da Conceição trabalhou com o Varal da Cidadania e mostrou trabalhos com tributos, além de criar um Cid Legal feito de material reciclado.

Outras escolas abordaram a temática da Educação Fiscal. A Escola Municipal de Educação Infantil Vila Vitória fez um baú com um desenho do Cid Legal para incentivar o dever de pedir nota fiscal e depositá-las no baú. A Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita de Cássia realizou o trabalho “Dona Formiga, Compadre Tatu e o Imposto de Renda”. Os alunos desenharam sobre a história e decoraram as folhas com notas fiscais.

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha fizeram um livro chamado “Euclides Legal: cadê a nota fiscal?”, inspirado no mascote do PMEF, Cid Legal. Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos da Escola Municipal Rejane Garcia Gervini expuseram trabalhos realizados no “Varal da Cidadania”, um dos projetos do PMEF, no qual são abordados temas da Educação Fiscal.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria, Receita Estadual, 8ª CRE e Receita Federal do Brasil.

 

Texto e fotos: Marina Fortes/ Acadêmica de Jornalismo UFSM
Coordenadora: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial