Inicial > Educação Fiscal > Notícias > Educação Fiscal presente na Feira do...

Educação Fiscal

28/04/2015 29/04/2015 21h07m

Educação Fiscal presente na Feira do Livro de Santa Maria


Espaço Criança

            Nesta terça feira (29), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) participou da feira do livro, na Praça Saldanha Marinho, com atividades recreativas e educativas dirigidas às crianças e orientações a comunidade santa-mariense sobre a função social e econômica do tributo.

             No encontro com a comunidade santa-mariense, o PMEF leva para a feira os trabalhos dos alunos e professores de escolas municipais de Santa Maria, onde expressam sua opinião e conhecimento adquirido em sala de aula a respeito do tema Educação Fiscal. Os trabalhos apresentados foram das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Pão dos Pobres Santo Antônio, Gabriel Bolzan, Castro Alves e Escola Municipal de Educação Infantil Profª Ady Schneider Beck.

            Uma das atrações no espaço criança estava nos jogos pedagógicos do Cid Legal confeccionados para desenvolver o raciocínio, além da trilha dos impostos. Entre as atividades recreativas e culturais o PMEF disponibilizou ao público livros elaborados pelas EMEF Júlio do Canto e Vicente Farencena. Também se somando ao espaço criança estava à disposição material para pintar e ler como: Revista Sofinha e o Informativo Cid Legal que dispõe atividades elaboradas pelas escolas da Rede Municipal de Ensino.

            Também integraram a mostra desenhos, charges e cartuns produzidos pelos alunos da EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio, que desenvolve, desde 2007, o projeto Cidadania - Aprendendo para a Vida. A EMEF Gabriel Bolzan produziu textos com desenhos na sala de informática compondo um pequeno livro da turma.

             Quem passou pela feira pode observar também o trabalho desenvolvido pelos estudantes da EMEF Zenir Aita que demonstra como podemos combater a sonegação: pedindo a nota fiscal. Assim como, em quais locais observamos a aplicação dos recursos públicos. A EMEF Castro Alves também participou da mostra com uma dança com o tema educação fiscal. 

             O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Texto: Helaine Simon 
 Fotos:  Estefani Correa - acadêmica da Unifra/ Rozania Rosa

Coordenação: Rosaura Vargas

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial