Secretaria de Município de Cultura

14/05/2023 14/05/2023 18h02m

Apresentação da Orquestra de Teutônia marca o encerramento da 50ª edição da Feira do Livro


Mais de 28 mil livros foram vendidos durante os 16 dias do evento literário, realizado na Praça Saldanha Marinho

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria se despediu neste sábado (13). A atração da Orquestra de Teutônia marcou o encerramento, às 17h, e emocionou o público que cantou e aplaudiu a apresentação musical. O palco foi montado na Praça, e para acomodar as pessoas que foram até o local, durante a apresentação houve bloqueio no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires. De acordo com a Câmara do Livro de Santa Maria, 28 de abril até 13 de maio, foram vendidos 28.090 livros na Praça Saldanha Marinho.

Além de conferir as bancas repletas de livros, quem circulou pelo espaço da Feira pode conferir desde contações de histórias num espaço especialmente preparado para a criançada, espetáculos de teatro e música, bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre, a encontros memoráveis com escritores convidados e personalidades que vieram compartilhar com o público suas leituras e suas vivências. 

“A Feira se transformou num festival de Cultura na Praça. Maior do que a própria Praça. Durante estes 16 dias foram 55 atividades culturais. Milhares de crianças assistiram aos espetáculos ou as contações de histórias no Espaço Infantil. Foram 215 lançamentos de novos livros movimentando 400 autores. Encerramos a 50ª edição com um sentimento de missão cumprida. Recebemos pessoas de diversas cidades do Estado, que tem a Feira como referência. Fica um grande desafio para a próxima edição que abraçaremos com a atenção que este festival merece”, lembra a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

A Feira do Livro de Santa Maria é a segunda feira literária mais antiga da América Latina, atrás de Porto Alegre (69ª edição) e à frente de Buenos Aires (49ª edição). Neste ano, a Feira do Livro não teve patrono e homenageados, pois a edição 2023 homenageou todos os patronos que passaram pelas demais edições do evento durante a cerimônia de abertura, que ocorreu em 28 de abril, no Theatro Treze de Maio. A ilustração que compôs a identidade visual deste ano foi criada pelo cartunista Elias Ramires Monteiro, e o cartaz foi feito pelo professor e designer Roberto Gerhardt e por alunos do curso de Design, da Universidade Franciscana (UFN). 

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). A Feira tem patrocínio da Corsan - Evoluir nos Define, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed e seu financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)  
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial