Inicial > Cultura > Notícias > Prefeitura lança, por meio de live,...

Secretaria de Município de Cultura

08/09/2021 09/09/2021 12h06m

Prefeitura lança, por meio de live, a “Capacitação em Economia Criativa: Empreendimentos Culturais”


Imagem: Reprodução/Prefeitura

Além desta divulgação, Executivo Municipal também apresenta o “Programa de Negócios em Música”

Com o objetivo de unir criatividade, empreendedorismo e gestão com vistas a transformar produtos culturais, ideias e talento em inovação e valor econômico, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (8) a “Capacitação em Economia Criativa: Empreendimentos Culturais”. Além do lançamento, o Executivo Municipal também apresentou o “Programa de Negócios em Música”. 

A capacitação e o programa foram lançados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Gabinete do Vice-prefeito e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em uma live pelo Facebook. A pasta de Cultura firmou um contrato com o Curso de Mestrado em Indústrias Criativas da Feevale e se aproximou do RS Criativo para o lançar estas novidades.

“Desde que passei a integrar a gestão, já conversava sobre a possibilidade de criarmos um Distrito Criativo. E quando a secretária de Cultura, Rose Carneiro, me mandou um material sobre a Economia Criativa e então ocorreu um alinhamento nos objetivos e começamos a trabalhar este tema na nossa cidade. A partir daí, vem esse projeto para capacitarmos empreendedores culturais, que se soma a tudo isso que já estamos fazendo e, com certeza, vamos avançar mais em nossos projetos”, assinalou o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, na abertura da live.

A titular municipal de Cultura, Rose Carneiro, contou que a aproximação com o RS Criativo começou no ano passado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, pela importância da área de desenvolvimento cultural. Ela ainda mencionou que as inscrições para a capacitação já têm datas.

“A partir desta sexta-feira (10) até o dia 25 de setembro, os interessados podem se inscrever para participar dessa capacitação. É uma ação voltada para o público da cultura e da economia criativa. Teremos 20 vagas em cada turma para a capacitação, e o Programa de Negócios em Música tem cinco vagas”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, também participou da live. Ela salientou que as propostas da capacitação e do programa lançados vão ao encontro do que a pasta em que gerencia também vem trabalhando.

“Somos parceiros nessa empreitada, desde a elaboração do projeto do Distrito Criativo e agora neste lançamento, que tem como grande diferencial a capacitação do empreendedor. E é bastante amplo para todos os setores culturais. Percebemos uma necessidade gigante de qualificação e capacitação, e aqui estamos ofertando maneiras de ampliar possibilidades para os atores culturais do Município”, reforçou Ticiana.

Também participaram da live o professor e coordenador do Mestrado em Industrias Criativas da Feevale, Cristiano Max, que será um dos ministrantes da capacitação, e a diretora de artes e economia criativa da Secretaria Estadual de Cultura, Ana Fagundes.

CAPACITAÇÃO
A Capacitação em Economia Criativa: Empreendimentos Culturais será realizada em duas turmas, com 20 vagas para cada uma, e executadas nos meses de outubro e novembro de 2021. O curso é composto por 4 módulos.
O primeiro é Indústria, Economia e Cidades Criativas: Indústria e economia criativa, organização setorial e cidades criativas – mapeamento do potencial criativo (mercado, universidade e governo). O segundo é Empreendedorismo Criativo: Setores criativos, gestão e mercado: visualização do seu empreendimento. 
O terceiro é Marketing e Comunicação: mídias digitais, comunicação entre stakeholders e tecnologias. A análise dos canais de comunicação e relação entre os públicos. E o último é Gestão de Projetos Culturais: planejamento e redação; gestão financeira e prestação de contas; laboratórios de planos de ação.
A carga horária de cada edição é de 48 horas. A turma 1 inicia as aulas em 7 de outubro, e a turma 2, em 14 de outubro. 

NEGÓCIOS EM MÚSICA
É uma mentoria com cinco vagas para empreendedores da área musical como bandas, escolas de música, músicos, entre outros. O Programa de qualificação em Empreendimentos Musicais tem como método uma abertura com os cinco empreendimentos, e posteriormente dois encontros de duas horas para cada dimensão abordada. 

São elas: linguagem, tecnologia e negócio. Ao final, será realizado um encontro de fechamento e apresentação dos empreendimentos, também de duas horas.

A carga horária é de 72 horas, terá início em 14 de outubro e término em 2 de dezembro.

INSCRIÇÕES
São gratuitas e devem ser realizadas entre esta sexta-feira (10) e 25 de setembro, por meio de formulário online, que será disponibilizado pela Secretaria de Cultura.

Capacitação em Economia Criativa: Empreendimentos Culturais – Duas turmas, de 20 vagas cada. Seleção por ordem de inscrições homologadas (informações completas), a partir do preenchimento do formulário online.

Programa de Negócios em Música: Além do formulário, é obrigatório encaminhar um vídeo de até três minutos (PITCH), conforme orientação na Ficha de Inscrição. Os inscritos no Programa serão avaliados por uma banca composta por dois professores do Mestrado em Indústrias Criativas da Feevale e dois integrantes da Secretaria de Cultura de Santa Maria. Os critérios de avaliação entre outras informações serão disponibilizados junto com o formulário de inscrição

Os formulários de inscrição para a capacitação e para o programa estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (10) no site da Secretaria de Cultura. Em caso de dúvidas, a pasta municipal tem expediente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30min. O contato pode ser feito diretamente na sede da secretaria, na Rua Venâncio Aires, 2.741 – anexo ao Hotel Itaimbé, ou pelos telefones (55) 3921-7250 e (55) 3921-7255.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagens: Reprodução/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial