Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Em função do Dezembro Verde, Prefeitura...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

06/12/2022 06/12/2022 16h56m

Em função do Dezembro Verde, Prefeitura de Santa Maria alerta para o abandono de animais


A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal atua identificando, notificando e autuando as pessoas que praticam crueldade e maus-tratos aos animais

"Dezembro Verde" é uma campanha de conscientização brasileira realizada em vários municípios no corrente mês e tem como objetivo combater o abandono de animais. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, alerta para o número elevado de cães que circulam pelas ruas da cidade e esclarece procedimentos de como atuar em situações de suspeita de abandono e maus-tratos.

Segundo o superintendente de Controle e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, o médico veterinário Alexandre Caetano, há uma confusão em relação ao entendimento do que é um animal abandonado e o que é um animal semidomiciliado. Ele explica que 97% dos animais que estão nas ruas em Santa Maria são semidomiciliados, mantidos por tutores irresponsáveis que os criam com portões abertos, possibilitando que andem por toda a cidade. Já o animal abandonado é considerado aquele que fica em um local específico e não sai, estando à espera de quem o abandonou. 

“Quando tomamos conhecimento, vamos atender. Na semana passada, atendemos a uma ocorrência no Bairro Tancredo Neves. O procedimento é tirar fotos e buscar auxílio das ONGs que cuidam de animais para encaminhar para uma adoção responsável ou lar temporário. É um trabalho muito difícil, pois não é fácil identificar se o animal está mesmo abandonado. Os animais abandonados podem ficar muito tempo, seis meses, um ano, numa região. Isso ocorre porque as pessoas acabam alimentando eles, o que não é recomendado. O correto seria domiciliar o animal e encaminhá-lo para adoção, porque, ele estando na rua, aumenta a reprodução descontrolada”, orienta.

Alexandre Caetano informa que ao Município compete a fiscalização. Para informar sobre algum caso, é preciso entrar em contato pelo e-mail cbea.sma@gmail.com.

“Para atender, é necessário saber que o animal está realmente abandonando. O procedimento é notificação, depois multa e, até, prisão por maus-tratos. Abandono de animais é crime, envolve a polícia e pode até resultar na prisão em flagrante”, explica.  

DEZEMBRO VERDE

O mês de dezembro foi escolhido para representar essa causa tão importante por dois motivos: o primeiro deles é que 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais. Além disso, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os que registram o maior número de abandono de cães e gatos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 89,5% WSPA dos abandonos são motivados por mudança de residência. Outros motivos frequentes são o pet crescer demais, o outro pet da casa não se adaptar ou mudanças na rotina do tutor. Somam-se a eles, a destruição de itens da casa e as necessidades no lugar errado. Todos motivos que, no geral, poderiam ser evitados com o planejamento da adoção e a condução adequada dos contratempos, como adestramento, aumento no nível de atividade e enriquecimento ambiental.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Alex Caceres/Arquivo/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial