Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Centro Administrativo tem ecoponto de coleta...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

16/09/2022 21/09/2022 17h00m

Centro Administrativo tem ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado, localizado no andar térreo


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Se descartado de maneira incorreta, o produto afeta ao meio ambiente, principalmente o solo e água

A Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com a empresa Cia do Óleo, passa a ter um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, que fica no Centro Administrativo (Rua Venâncio Aires, 2.277 – andar térreo). Se descartado de maneira incorreta, o produto afeta o meio ambiente, principalmente o solo e a água. Por isso, para garantir o descarte correto do óleo de cozinha usado, a sede do Executivo Municipal agora tem um ponto de coleta.

“O maior problema é que as pessoas costumam descartar o óleo usado direto no ralo da pia, em vasos sanitários ou em recipientes que vão para o lixo comum. É importante ressaltar que 1 litro de óleo pode contaminar aproximadamente 25 mil litros de água. Quando despejado de forma irregular em cursos hídricos, muitas vezes provenientes de despejos irregulares de esgoto, causam descontrole no oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Além da contaminação, quando em contato com o solo”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

A recomendação é de que o produto seja armazenado em garrafas PET. Depois, os cidadãos devem levar o recipiente ao Centro Administrativo e colocar as garrafas no tonel do Eco Ponto da Prefeitura, localizado no andar térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.

Os resíduos são recolhidos pela Cia do Óleo, que guarda o material. Uma empresa nacional, ligada ao sistema de coleta e transformação, recebe o óleo usado e faz a transformação deste produto em cosméticos, sabão, biodiesel.

A correta destinação retira do meio ambiente uma grande fonte de contaminação das águas e do solo que, ao ser descartado incorretamente, gera muitos malefícios ao ecossistema. A informação e a conscientização para o maior número de pessoas estão associadas com um aumento destes pontos de recebimento. Além disso, o óleo de cozinha usado pode ser utilizado para a produção caseira de sabão.

ESCOLAS
A partir da parceria entre Prefeitura e Cia do Óleo, foram instalados também ecopontos em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), inclusive nas escolas do campo, que seguem o mesmo procedimento de descarte do material. Estes pontos de coleta são abertos à toda a população, que podem levar as garrafas pet com óleo usado para descarte.

Como armazenar e coletar o óleo usado em casa?
Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas ao ponto de coleta.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial