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Secretaria de Município de Meio Ambiente

05/04/2016 05/04/2016 14h07m

Duas empresas vencem licitação para coleta e transporte de lixo com mais serviços à população


A Prefeitura publicou na manhã desta terça-feira (5) a ata com o resultado da licitação para prestação de serviços estimativos de coleta conteinerizada e convencional de resíduos domésticos em Santa Maria, bem como o transporte até o destino final. De acordo com a Comissão de Licitação, duas empresas foram aprovadas para iniciar a operação na cidade, tão logo se encerre o prazo de cinco dias para recursos, a partir desta terça-feira. Não havendo recursos o resultado será homologado e o contrato celebrado com o a Prefeitura. A partir da assinatura do contrato as empresas terão até 90 dias para consolidar os serviços acordados e que serão submetidos à constante fiscalização. (Confira no final do texto o anexo com ata do resultado da licitação)

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais (Porto Alegre) venceu o certame para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor apontado foi de R$ 9 milhões. Já a empresa Sustentare Saneamento (São Paulo) foi a vencedora da concorrência para a coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões. As duas empresas detentores das melhores propostas financeiras assumirão os serviços pelo prazo de dois anos, podendo ser renovado por mais três anos.

O prefeito Cezar Schirmer disse que, com a nova licitação, Santa Maria terá ampliada a coleta convencional e conteinerizada. “Também estamos agregando novos serviços, como a coleta de bens inservíveis”, citou o prefeito.

A licitação prevê a substituição de todos os 500 contêineres já instalados por equipamentos novos, e serão distribuídos mais 100 unidades pela cidade, principalmente na Av. Fernando Ferrari e na Rua General Neto. No edital está prevista também a instalação de contêineres de baixo custo e fácil manuseio, inteiramente de plástico em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e demais prédios públicos. Da mesma forma a Prefeitura também passa a disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais.

O edital também trás novas exigências. Diferentemente do contrato em vigor, está previsto que a coleta de lixo seja realizada em zonas de descarte irregular e grandes focos de lixo. O objetivo é eliminar e coibir o surgimento de focos com grande volume de resíduos ou espalhados pela cidade.

Já o secretário de Município de Meio Ambiente, Antônio Carlos de Lemos, disse estar satisfeito com a conclusão de mais essa etapa referente à escolha das empresas que irão operar a coleta de lixo na cidade. “Embora tenhamos cinco dias de prazo para eventuais recursos, esperamos que tudo ocorra normalmente, dentro do prazo e do que estabelece o edital. Também considero importante o fato de estarmos, a partir da escolha das novas empresas, agregando serviços à população”, concluiu Lemos.

Texto: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Foto: Arquivo / Prefeitura

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