Inicial > Infraestrutura > Notícias > Caixas coletoras de águas pluviais são...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

09/02/2022

Caixas coletoras de águas pluviais são construídas no trecho em obras na Avenida Presidente Vargas


João Alves (Mtb: 17.922)

Serviço de microdrenagem está sendo feito com a instalação de cerca de 100 metros da nova rede de tubulação 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, avança na execução dos serviços na obra emergencial em trecho da Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato. A empresa contratada, a Brita Pinhal, trabalha na construção de caixas coletoras de águas pluviais. No local, também é realizado o serviço de microdrenagem, com a instalação de cerca de 100 metros da nova rede de tubulação.

O secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, explica que um dos problemas que acarretou o deslizamento de terra e, consequentemente, o surgimento do buraco foi o rompimento da microdrenagem pluvial existente no trecho da avenida, pois a superfície desestabilizou devido ao grande volume de água da chuva.

“A parte dos gabiões está pronta. Atualmente, a empresa está construindo as novas caixas coletoras, além de revisar e instalar a nova rede de tubulação da microdrenagem. Após finalizar estes serviços, ocorrerá a construção do muro que divide o terreno e a via, a nova calçada, a pavimentação e a sinalização no trecho. Porém, no lado oposto da avenida ainda há alguns pontos que estão instáveis, na continuidade do córrego que fica entre a Rua Samuel Kruschim e a Presidente Vargas. Já realizei uma vistoria e será utilizado o material que restou da estrutura de gabião, para conter um possível deslizamento naquele ponto específico”, explica o secretário Gomes.

Serviços executados

No local, já foi concluída a colocação da proteção de taludes com muros de contenção à gravidade, que é a estrutura de gabião, para estabilizar o aterro. O gabião foi colocado desde o córrego até próximo à altura da pista asfaltada. Começou com cinco metros de altura no ponto mais alto e, após, desceu e chegou até dois metros na parte mais baixa.

A Brita Pinhal também já fez a construção de uma galeria em concreto armado, com aproximadamente quatro metros de extensão, para proteger melhor a base do solo do entorno, por onde escorre o córrego. A nova galeria é a continuidade da já existente no local. Ao lado, foi colocada a estrutura de gabião, feita com pedras e arames, com cerca de seis metros de largura e três metros de altura, para garantir a melhor estabilidade do aterro/talude.

A obra

O buraco na Avenida Presidente Vargas surgiu quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em setembro de 2021, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Pela gravidade do problema e para reforçar a estrutura no local, é feita a colocação dos gabiões. Após, ocorrerá a recuperação da calçada e de parte da via. O investimento na obra é de R$ 942.785,99‬, com recursos próprios do Município. Em virtude da complexidade dos serviços que são executados, não há previsão para a conclusão da obra. Ela avança conforme o cronograma, e o andamento está condicionado ao clima, sendo favorável em dias mais secos.

Desvios e bloqueio no trânsito

O trecho permanece com bloqueio e está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo. Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá está liberado apenas para a parte comercial e para o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e à Faculdade Palotina (Fapas), assim como a entrada e a saída das residências do local.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial