Inicial > Saúde > Notícias > Com ajuda da comunidade, ESF Bela...

Secretaria de Município da Saúde

30/08/2017 30/08/2017 17h14m

Com ajuda da comunidade, ESF Bela União faz mutirão contra o Aedes no Cemitério Jardim da Saudade


Ação incluiu remoção de materiais que acumulam água (Foto: Deise Fachin)

Grupo recolheu materiais que pudessem ser foco do mosquito e realizou panfletagem na região

 

A equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela União se uniu com a comunidade e, nesta quarta-feira (30), promoveu um mutirão de combate ao Aedes aegypti no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita. Munidos de sacos plásticos e areia, o grupo percorreu o cemitério com um objetivo: eliminar potenciais criadouros do vetor.

A atividade foi realizada durante a tarde e envolveu membros da comunidade, a equipe da ESF, agentes de endemias, acadêmicos dos cursos de Enfermagem, da Fisma, e de Medicina, da UFSM, e professores. A ação é uma continuidade da capacitação promovida pela Prefeitura, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teve como foco os agentes comunitários de Saúde do Município no mês de julho.

Conforme a enfermeira responsável pela unidade, Gabriele Bevilacqua, o objetivo da ação foi trabalhar a prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito, em especial, os materiais que possam acumular água. Para isso, o grupo recolheu celofanes, virou potes para baixo, colocou areais nos recipientes, entre outras ações. Além disso, uma caixa d’água que estava aberta, foi tampada.

"Nós atuamos diretamente no território e, quando trabalhamos a prevenção, estamos cuidando da Saúde da nossa população”, explica Gabriele.

A aposentada Santa Margarida dos Santos Rodrigues, 61 anos, que mora na Vila Jordânia, foi uma das moradoras que compareceu ao mutirão. Após ver a iniciativa do vizinho, resolveu aderir e ajudar a eliminar os criadouros do vetor.

“A gente sabe que esse é um assunto sério, é uma preocupação nossa também. É importante para a nossa Saúde, então, temos que participar”, contou ela.

Além do mutirão de eliminação dos focos do mosquito, o grupo também promoveu uma panfletagem, em frente ao cemitério, com orientações de prevenção à proliferação do Aedes aegypti, bem como com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito, que são a dengue, zika vírus e chikungunya.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial