Inicial > Notícias > Prefeitura realiza mobilização sobre a violência...

Notícias

17/12/2014 17/12/2014 16h03m

Prefeitura realiza mobilização sobre a violência no trânsito, na manhã desta quarta-feira


Fotos: Renan Mattos

Mobilização social para uma nova perspectiva sobre a violência no trânsito. Este foi o objetivo de mais uma ação educativa do Programa Balada Segura, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (17). A atividade abordou pedestres e motoristas na área central de Santa Maria.

A atividade foi promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), e membros do Comitê Municipal do Balada Segura. A mobilização também contou com o apoio de representantes do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gerência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal.

Os integrantes da ação abordaram pedestres e motoristas que trafegavam na Avenida Rio Branco e nas ruas Venâncio Aires e Floriano Peixoto. Foram distribuídos panfletos e materiais educativos, contendo informações e dicas sobre comportamento seguro e atitudes conscientes nas vias. Uma faixa foi elaborada com os dizeres “O seu direito não é carta branca: reflita suas ações” buscando a sensibilização dos motoristas.

Mobilização em âmbito estadual para um trânsito seguro

As ações educativas também devem ocorrer em outros 27 munícipios do estado, durante esta quarta-feira. As mobilizações visam à mudança de atitudes no cenário do trânsito. Segundo o Coordenador Regional do Balada Segura, Leandro Walter, cada cidade é estudada e tem ações direcionadas de acordo com os principais problemas diagnosticados. “Por meio do assessoramento de cada comitê, os trabalhos e os membros são orientados sobre as atuações a serem desenvolvidas em cada município” acrescenta Walter.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, participou da atividade que encerrou as ações do Programa Balada Segura deste ano, e avaliou os trabalhos direcionados à educação no trânsito. “Foram desenvolvidas diversas atividades de sensibilização da população durante o ano, a educação tem poder de mudança” enfatiza Passini. O secretário também comentou sobre o planejamento para o próximo ano. “Nosso desejo é ampliar o número e a efetividade de ações, tanto educativas quanto fiscalizatórias, e mudar os números da violência no trânsito na cidade”, finaliza o titular da pasta.

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Renan Mattos
Revisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial