Inicial > Notícias > Expectativa, multidão e emoção: luzes e...

Notícias

23/11/2014 24/11/2014 12h00m

Expectativa, multidão e emoção: luzes e olhos brilhantes para o encantamento do Natal do Coração


Prefeito faz saudação enfática para um evento que ganha a identidade com o coração dos santa-marienses. Foto: Felipe Pires

Este é um momento de extrema alegria! Com esta exultação o prefeito Cezar Schirmer abriu seu discurso de saudação a uma das mais bem sucedidas iniciativas em repercussão popular durante os seus dois mandatos. Com milhares de pessoas ocupando os espaços possíveis entre dois palcos para o evento de abertura com música de coral Giuseppe Verdi e, logo a seguir, a manifestação de abertura oficial e na sequência o show com o grupo de Antônio Carlos Monte.

Antes, a programação cuidou de saudar aos participantes com uma mateada. Logo no cair da noite a Praça estava literalmente tomada por centenas de milhares de pessoas que passaram a aguardar a contagem regressiva que culminou com o lançamento de fogos do alto do edifício do antigo hotel Jantzen e, como sempre, ganhou aplausos e olhares admirados  da harmonia de brilho e luz que se seguiu com as luzes da árvore de Natal, dos balões, dos adornos de anjos, do enlace nas árvores e de todo o conjunto que o tema “Brilha Uma Estrela no Coração do Rio Grande do Sul” buscou produzir em todo o elenco de artefatos ricamente produzidos em talento e criatividade.

O cerimonial destacou as presenças, além do prefeito Cezar Schirmer, o vice-prefeito José H. Farret, o deputado federal Nelson Marchezan Júnior, o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – entidade que é a realizadora do evento e pela fala de seu representante Jacques Esquinazzi, mostrou entusiasmo com o evento e com o lançamento de uma inovação com espetáculo teatral, ao vivo, que será realizado na Gare. Também foram destacados o representante da Câmara de Vereadores, João Kaus, o representante da CAIXA, patrocinador do evento, Geovani Fantinel, junto com o gerente regional da CORSAN, outro patrocinador, Júlio do Espírito Santo, entre outros de forte participação na vida econômica, política e social da comunidade.

Com a referência de que esta iniciativa de concentrar na Praça um evento de identidade local para saudar a mensagem do Natal pela autoria da Primeira Dama Fátima Schirmer, foram saudados todos os realizadores do evento a partir da Fábrica de Natal. “São diferentes fatores, o somatório de incontáveis forças, a solidariedade que se conjuga em centenas, milhares de anônimos que contribuíram para a agregação de mais de um milhão de garrafas PETs, para que como matéria-prima o talento artesanal pudesse ser levado a criar e dar luz a este espetáculo que se insere no coração dos santa-marienses”, exultou o prefeito Schirmer.

Ele ainda saudou os patrocinadores e fez referência especial ao ato simbólico do evento na Praça: “a população ocupa o que é seu na Praça, um local de cidadania, um espaço de construção e manutenção coletiva”, disse como introdução pra conclamar a todos um alerta para a gravidade de manifestações criminosas como a pichação.

“Nós somos cidadãos que amamos esta cidade e devemos dizer que condenamos e devemos combater o vandalismo, a pichação, o mau trato e desrespeito com os espaços que devem ser  de todos”, conclamou o chefe do Executivo para dizer que eventos assim, em praças, a céu aberto, de livre acesso e circulação deve ser uma referência de Santa Maria que a diferencie das demais cidades do Brasil.

O prefeito ainda fez uma transferência simbólica de autoridade e poder pelo espírito natalino prepondere sobre a cidade e os cidadãos durante este período de Natal no Coração. Também conclamou para a necessária reflexão sobre os valores que transcendem a humanidade em mais de dois mil anos de história do cristianismo e da renovação de fé no possível diante do impossível.

Também estão inseridos como apoiadores do Natal do Coração, a Câmara de Vereadores, clubes de serviço (Rotary, Lions), Esporte Clube Internacional de Santa Maria, entidades religiosas, empresas locais, Forças Armadas, Instituições de Ensino Superior, instituições financeiras, Mais Varejo, Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas), Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Associação dos Dirigentes Cristão de Empresas (ADCE), Associação dos Jovens Empresários de Santa Maria (AJESM), associações de bairro, associação de catadores e recicladores, Associação dos Veículos de Comunicação, Associação dos Hoteis, restaurantes e Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR), Brigada Militar, Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), entre outras.

 

André Campos

Fotos: João Alves, Felipe Pires e Vitor Mirailh

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial