Notícias

21/11/2014

Ação pelo Dia Mundial do Diabetes aplicou mais de 3000 testes de glicemia, nesta sexta-feira


Uma importante ação promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mobilizou a população de Santa Maria nesta sexta-feira (21), para a prevenção e conscientização sobre o diabetes. Durante todo o dia, na Praça Saldanha Marinho, profissionais de saúde do município, juntamente com acadêmicos de Enfermagem, Medicina e Biomedicina das instituições de ensino superior Fisma, Unifra e Ufsm, aplicaram questionários sobre hábitos alimentares, pesagem corporal e exames de glicemia (HGT), de forma gratuita.

De acordo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marcos Troian, foram aplicados 3200 testes HGT e 20 casos de diabetes foram diagnosticados durante a ação. “Superamos a marca da edição anterior. Em 2013, 2000 pessoas foram testadas. E hoje, conseguimos identificar 20 pessoas com diabetes, sem que estas apresentassem ou tivessem qualquer sintoma”. Para Troian, a ação tem o caráter de prevenir e conscientizar sobre a doença, responsável por colocar o Brasil no 4º lugar do ranking mundial de pessoas afetadas.

Além dos exames realizados na hora, a ação pelo Dia Mundial do Diabetes contou ainda com distribuição de folders explicativos sobre a doença, orientações nutricionais e sobre atividades físicas. O evento é uma parceria da Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Santa Maria, com apoio do Lions Clube Santa Maria Centro e indústria farmacêutica.

 

Prefeito Cezar Schirmer recebe certificado de agradecimento

Ao encerrar as atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marcos Troian, fez uma visita de cortesia ao prefeito Cezar Schirmer. A comitiva, formada por representantes das instituições que promoveram a ação na Praça Saldanha Marinho, entregou ao chefe do Executivo um certificado de agradecimento pela sua contribuição decisiva no combate ao diabetes no município de Santa Maria.

Durante o encontro, Troian comunicou ao prefeito o desejo do presidente da SBD, Dr. Walter José Minicucci, de utilizar a ação realizada em Santa Maria como modelo de ações semelhantes em nível nacional. “O comprometimento da administração do prefeito Schirmer com esta causa representa um modelo a ser implantado em todo o Brasil”, explicou.

Cezar Schirmer agradeceu a distinção e comentou que o trabalho conjunto merece reconhecimento. “Por isso, encaminho este certificado às pessoas que, na Secretaria de Município da Saúde, que estão na linha de frente desta importante ação que realizamos no dia de hoje”.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial