Inicial > Notícias > Prefeito Cezar Schirmer assina decreto para...

Notícias

10/11/2014 10/11/2014 16h08m

Prefeito Cezar Schirmer assina decreto para tombamento do Theatro Treze de Maio


O prefeito Cezar Schirmer assinou o Decreto Executivo nº 127, autorizando o Tombamento do Theatro Treze de Maio, localizado na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. O ato de assinatura ocorreu na última sexta-feira (7), durante a 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado, o Festuris 2014.

A assinatura do decreto considera a Lei Orgânica do Município, que, em seu artigo 8º, prevê o tombamento de edificações como patrimônio público. Com isso, o Theatro Treze de Maio, de propriedade do município de Santa Maria, fica tombado pelo Poder Executivo Municipal como Patrimônio Histórico e Cultural do município.

O tombamento da edificação que abriga o teatro se justifica por ser um exemplar novecentista ainda remanescente no Centro da cidade, além de ser palco de atividades da vida cultural, social e artística local desde sua fundação, ainda enquanto Sociedade Treze de Maio, em 1890. O parecer de tombamento elaborado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic) destaca o prédio como referência na paisagem urbana do Centro de Santa Maria, especialmente por integrar o conjunto espacial da Praça Saldanha Marinho e integrar o imaginário coletivo como edificação histórica e de interesse patrimonial, tendo sido testemunha de inúmeras transformações do espaço urbano onde está inserida.

O documento ainda ressalta a importância da edificação em outros contextos, além do uso cultural, principalmente em períodos que recebeu em suas instalações diferentes empreendimentos, como o jornal Diário do Interior, o Foro da Cidade e a Biblioteca Pública Municipal. O envolvimento da comunidade com o Theatro Treze de Maio, percebida durante a restauração financiada por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, também foi lembrado no parecer.

O tombamento do prédio diz respeito a um conjunto de elementos, como por exemplo, elementos decorativos e arquitetônicos das fachadas, luminárias, escadas, fachadas e mezanino. O decreto estabelece que o uso da edificação deve ficar destinado exclusivamente para atividades culturais e quaisquer alterações estruturais para novas necessidades deverão ser analisadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural.

A assinatura do decreto foi prestigiada pela secretária de Cultura, Marília Chartune; pela diretora do Theatro Treze de Maio, Ruth Pereyron e pela vereadora Sandra Rebelato, representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Divulgação/Arquivo

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial