Inicial > Notícias > Santa Maria é um dos cinco...

Notícias

20/10/2014 20/10/2014 17h11m

Santa Maria é um dos cinco municípios gaúchos a integrar o Observatório de Turismo


Os esforços da gestão municipal em potencializar o setor do turismo no município têm alcançado importantes resultados para Santa Maria. O principal e mais recente deles foi obtido a partir de pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontando Santa Maria como destino turístico do Rio Grande do Sul e do Brasil. O “Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos”, aplicado em 2013 em 29 municípios gaúchos, destacou como potencialidades no município o Turismo de Negócios e Eventos, Turismo Cultural e Ecoturismo.

Agora, no mês e outubro, outro importante passo para a consolidação da potencialidade turística do município foi dado, com a assinatura de um Termo de Cooperação celebrado entre a SETUR e o município de Santa Maria, visando a parceria de atuação no projeto piloto chamado “Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul”. Além de Santa Maria, apenas quatro municípios integram o projeto: Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves, ambos na região da Serra Gaúcha e Pelotas, no Sul do Estado.

O acordo prevê a união de esforços entre o município e o Estado para monitorar a participação da atividade turística através do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, espaço para a coleta e produção de informações, análises e discussões sobre o desenvolvimento e a evolução do turismo gaúcho. O Observatório tem como meta dois desafios. O primeiro deles é implantar o Sistema de Gestão do Turismo no Estado. E o segundo, aumentar a competitividade das microrregiões turísticas do Rio Grande do Sul, por meio do Índice de Competitividade do Turismo.

De acordo com a secretária de Turismo de Santa Maria, Norma Moesch, o Observatório tem papel fundamental para os municípios. “Trata-se de uma ferramenta importante, de planejamento e estruturação do segmento turístico, visando a promoção da atividade turística, contribuindo diretamente para a formulação de diretrizes que potencializem ainda mais os resultados obtidos neste setor”, afirma. O Observatório de Turismo é voltado aos gestores públicos e privados, profissionais, estudantes e demais interessados na atividade turística.

O canal de comunicação proporcionado pelo Observatório de Turismo vai exigir que o município informe, mensalmente, a participação de determinadas atividades econômicas pré-definidas, por meio da arrecadação de impostos, tanto em valores, quanto em percentuais. À SETUR caberá receber os dados informados pelo município e promover a análise de sua evolução em comparação com períodos anteriores.

A assinatura do Termo de Cooperação se deu durante o I Seminário Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, em 16 de outubro. A secretária Norma Moesch, juntamente com integrantes da SMT, participou do evento, realizado em Porto Alegre.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos/Imagem: Vitor Mirailh/Divulgação

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial