Inicial > Notícias > Primeira edição do Saúde na Praça...

Notícias

29/08/2014 29/08/2014 17h49m

Primeira edição do Saúde na Praça realiza atendimentos e leva informação aos santa-marienses


Uma ação promovida pela prefeitura de Santa Maria e Secretaria de Saúde do município mobilizou os santa-marienses que passaram pela Praça Saldanha Marinho, na tarde desta sexta-feira (29). A primeira edição do projeto “Saúde na Praça” reuniu profissionais da Atenção Básica em Saúde, oferecendo diversos tipos de serviços. Esta foi a primeira ação do projeto, que deverá se repetir mensalmente, sempre na última sexta-feira de cada mês.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Maria Suzana Lopes, todas as políticas de saúde do município estiveram representadas durante a ação, realizada das 14h às 17h. “A fim de aproximar a população da nossa Unidade Móvel de Saúde, que normalmente atua no interior, trouxemos para o Centro da cidade nossas políticas públicas de redução de danos, HIV/Aids, tuberculose, saúde mental, tabagismo, crianças e adolescentes, saúde da família, saúde da mulher, saúde na escola e outras que o município oferece à população”, explicou.

Quem passou pela praça pode fazer medição de pressão, teste de glicemia e confecção do cartão SUS. Os profissionais de saúde também distribuíram panfletos informativos e preservativos, tanto femininos, quanto masculinos.

A população aprovou a iniciativa. Enquanto aguardavam atendimento na fila para teste de glicose, o vendedor José Cilon da Silva, morador do Parque Pinheiro Machado, e o representante comercial Jaime Flores, morador da Cohab Fernando Ferrari, aprovaram a iniciativa da prefeitura. “Excelente esta ação. Facilita muito porque a gente vem ao Centro para resolver outras coisas e ainda consegue fazer um teste que muitas vezes não faz”, afirma Silva. Jaime foi além e sugeriu: “Estes atendimentos podem acontecer uma vez por semana. Seria muito bom”, conclui.

O chefe do Executivo foi até a Saldanha Marinho conferir o Saúde na Praça. Cezar Schirmer cumprimentou os agentes de saúde e conversou com as pessoas que aguardavam atendimento. “A Unidade Móvel de Saúde já realiza um serviço importante levando atendimento para quem mora longe, nos distritos. Com esta ação, vamos aproximar ainda mais as políticas públicas de saúde da população, desta vez, para quem se desloca até o Centro a trabalho ou a passeio”, afirmou.

A segunda edição do Saúde na Praça deve ser realizada novamente no dia 26 de setembro, também na Praça Saldanha Marinho, das 14h às 17h.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial