Inicial > Notícias > Projeto cultural propõe a troca de...

Notícias

11/08/2014 12/08/2014 11h14m

Projeto cultural propõe a troca de livros e incentiva a leitura no transporte coletivo


Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano (Unifra) está despertando curiosidade das pessoas em Santa Maria. Uma geladeira, colorida e recheada de livros, se transforma em um convite à leitura e ao entretenimento de usuários do transporte coletivo. O projeto Trajeto Cultural Sebo Café proporciona livros gratuitos que poderão ser trocados pelos próprios leitores, gerando a rotatividade e estimulando a leitura de quem espera pelo ônibus.

A partir desta segunda-feira (11), duas geladeiras grafitadas ocupam dois pontos de grande circulação de passageiros. As “Geladeirotecas” estarão localizadas na Avenida Rio Branco, no ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana e na parada final da linha UFSM, no Campus, em Camobi. De acordo com os acadêmicos que idealizaram o projeto, Heitor Leal e Liziane Ferreira, o Sebo Café, parceira da ação, disponibilizará 500 livros para rechear as geladeiras.

A secretária de Cultura, Marília Chartune, acompanhou a implantação da primeira geladeira, junto ao paradão da Rio Branco. “Neste primeiro as Geladeirotecas serão abastecidas com 50 exemplares cada. Ao longo da semana os alunos vão abastece-las com outros livros para evitar que fiquem vazias”, explica. Os alunos ressaltam que a iniciativa conta com o apoio da população. A intenção é que as geladeiras não sirvam apenas como um local onde se podem pegar livros gratuitamente, mas que sirvam de estímulo para a troca sem mediação, tornando-se uma atividade autossuficiente.

A ação é fruto do trabalho acadêmico desenvolvido durante a disciplina de Projetos Experimentais e será monitorado pelos alunos durante os meses de agosto e setembro de 2014. Porém, a ideia é de que o mesmo continue como incentivo à leitura por mais tempo e que as próprias pessoas possam dar continuidade. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura e da Universidade Federal de Santa Maria, responsáveis por ceder o espaço para a realização do projeto.

O projeto Trajeto Cultural Sebo Café pode ser acompanhado pelo Facebook (facebook.com/trajetocultural) ou pelo Instagram (@trajetocultural). Mais informações pelo e-mail trajetocultural@gmail.com 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Vilnei

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial