Inicial > Notícias > Santa Maria recebe, nesta terça-feira, a...

Notícias

21/07/2014 21/07/2014 14h32m

Santa Maria recebe, nesta terça-feira, a exposição fotográfica “O Rio Grande na Era dos Trens”


Foto: Divulgação

Santa Maria, conhecida como “Cidade Ferroviária”, irá receber, a partir desta terça-feira (22), a Exposição Fotográfica “O Rio Grande na Era dos Trens", de autoria de Alfonso Abraham e José Abraham. A abertura oficial da mostra  acontecerá às 19h, na Sala Iberê Camargo (localizada no 2º andar do Arquivo Público Municipal, na Rua Appel, 900). A Exposição fica aberta ao público até 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“O Rio Grande na era dos trens" é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura e Museu de Arte de Santa Maria (Masm). O patrocínio é do Bradesco e Viacolor, com apoio do Sindicato dos Ferroviários do RS. Segundo o autor e curador da Exposição, Alfonso Abraham, a mostra é um verdadeiro documento historiográfico de imagens dos dois profissionais, que registraram quatro décadas do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul, no período de 1950 a 1984.

Quem for ao Masm, neste período, vai se encantar com imagens que mostram as oficinas de Santa Maria, que fabricavam peças e vagões; o luxuoso carro que levou Getúlio Vargas ao poder na Revolução de 30; máquinas que levaram grandes pedras para construção dos molhes de Rio Grande, como também a mais extensa ponte férrea já construída na América do Sul. “É um show de imagens que deixam saudosos aqueles que participaram desses eventos, e despertam emoções naqueles que até então só ouviram falar”, define o autor.

Alfonso Abraham lembra que nestas quatro décadas, as viagens de trem no RS praticamente acabaram. “O que era um projeto de desenvolvimento e integração nacional virou sucata e tristes sentimentos”, lamenta o fotógrafo. Neste sentido, argumenta Abraham, a intenção do projeto “O Rio Grande Na Era Dos Trens” é divulgar o quanto foi desenvolvimentista e importante este transporte para o Estado e para o Brasil. “Despertando, assim, as autoridades deste país, para que devolvam à população o transporte ferroviário. Não mais com as saudosas Maria Fumaças, mas com trens novos, composições modernas e ferrovias bem traçadas, descongestionando nossas rodovias”, conclui o curador.

Fotógrafos têm currículo de exposições e prêmios

O autor e curador da Exposição  “O Rio Grande na era dos trens”, Alfonso Abraham, nasceu em 1952, em Barcelona, na Espanha. É brasileiro naturalizado e exerce a profissão de repórter fotográfico. Alfonso é autor de várias exposições no Rio Grande do Sul e recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Ari de Jornalismo.

Alfonso Abraham é filho de José Abraham Diaz, o ‘Espanhol’, como ficou mais conhecido. Nascido em 1921, em Barcelona, capital da Cataluña, aos 16 anos de idade se alistou no ‘Batalhão Internacional Socialista’, durante a Guerra Civil Espanhola, lutou contra o fascismo franquista até ficar prisioneiro do exército do General Franco, em um  campo de concentração.

Em 1952, José e a sua esposa Maria Abraham Lheureux, já com filho Alfonso Abraham no colo, embarcam de navio no Porto de Barcelona até o Brasil, chegando no Porto de Santos e a Porto Alegre de trem. Logo, 1953, consegue emprego como metalúrgico na Admiral Springuer.

Mas foi em 1954 que começa sua real profissão, que amou e, se dedicou até os últimos dias de sua vida, a de Repórter Fotográfico. O fotógrafo começa como auxiliar de laboratorista dos Jornais Correio do Povo, Folha da Tarde e Folha Esportiva da Empresa Jornalística Caldas Junior (empresa de maior prestígio da época na região sul do Brasil). Espanhol conseguiu se naturalizar brasileiro em1958 e, assim se sindicaliza passando a ser um Repórter Fotográfico.

Fazendo um inventário dos prêmios recebidos por José Abraham, foram conquistados vinte seis prêmios de fotojornalismo entre os estaduais, da Associação Rio-grandense de Imprensa, e Nacional, o “Prêmio Esso”, em 1974, com a “Queda”. Foi fotógrafo convidado II Bienal Ecológica, 1981.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)- Com Informações do material de divulgação da curadoria da exposição

Fotos: Divulgação/Alfonso Abraham 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial