Inicial > Notícias > Cidadania como direito social: OAB vai...

Notícias

03/06/2014 03/06/2014 18h56m

Cidadania como direito social: OAB vai às escolas municipais para incentivar o debate sobre temas de relevância comunitária


Oportunizar a discussão de temas de relevância social com intuito de qualificar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Este é o principal objetivo do Termo de Parceira firmado nesta terça-feira (3), entre o município e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Conselho Seccional do Rio Grande do Sul.

O ato de assinatura do termo, realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do chefe do Executivo, da secretária de Educação (Smed), Silvana Guerino, da conselheira da OAB/RS, Noemy Bastos Aramburu, representando o presidente da OAB/Santa Maria, Péricles Lamartine da Costa e da procuradora jurídica do município, Anny Desconzi.

O documento prevê oportunizar aos professores, diretores e alunos das instituições municipais de ensino, o conhecimento e discussão de temas de interesse social, promovendo a participação da comunidade escolar na sociedade. Em um turno, serão oferecidos aos alunos palestras, debates, vídeos e outros instrumentos com temas relacionados à cidadania e aos direitos humanos.

De acordo com a secretária Silvana Guerino, serão elencadas escolas do município localizadas em regiões de vulnerabilidade social. “Após a assinatura desta parceria, a Smed vai listar as escolas onde a OAB vai atuar, de forma voluntária, com este projeto que vai contribuir com nossos alunos para o exercício pleno da cidadania”, explica.

A representante da OAB de Santa Maria explica a dinâmica do projeto: “De acordo com os temas levantados pela Smed, vamos mobilizar integrantes das comissões instituídas na Ordem dos Advogados do Brasil para levar informação às escolas do município”.

Pelo termo de parceria, participam do projeto as seguintes comissões: Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, Comissão Especial da Mulher Advogada, Comissão Especial de Defesa do Consumidor, Comissão Especial do Jovem Advogado, Comissão Especial de Previdência Social, Comissão Especial do Meio Ambiente, Comissão Especial de Acesso à Justiça e Comissão Especial da Criança e do Adolescente.

Texto: Jornalista Ana Bittencourt
Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial