Notícias
12/05/2014
Feira do Livro 2014: maior evento literário de Santa Maria termina com mais de 67 mil exemplares vendidos

Foi com samba e participação do público que terminou, neste domingo (11), a Feira do Livro de Santa Maria. A apresentação musical do grupo Samba dos Pampas marcou o encerramento da festa literária que durante 16 dias movimentou a Praça Saldanha Marinho. A edição deste ano teve número recorde de 67.090 exemplares vendidos, segundo dados divulgados pela Câmara do Livro de Santa Maria. O número supera a estatística do ano passado, quando 65.120 livros saíram das prateleiras para as mãos dos leitores.
E o sucesso da Feira foi conferido de perto pelo prefeito Cezar Schirmer. Acompanhado pela secretária de Cultura, Marília Chartune, o chefe do Executivo passou a tarde de domingo prestigiando as atividades artísticas deste que é o maior evento literário do município. Schirmer ainda participou da sessão de autógrafos da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm). A entidade distribuiu gratuitamente títulos publicados pela Caposm em anos anteriores.
Antes da apresentação musical, no entanto, uma cerimônia marcou oficialmente o encerramento do evento. Além do prefeito e da secretária de Cultura do município, subiram ao palco o patrono da Feira, José Antonio Brenner, a professora homenageada, Vivivane Marconato, o Reitor da UFSM, Paulo Burmann, além de membros da Comissão Organizadora e representantes das instituições parceiras. Para a secretária de Cultura, a dedicação e esforço conjunto foram fundamentais para o sucesso desta edição. “A Feira do Livro começa antes de sua abertura oficial. E todos que aqui estão trabalharam muito nos bastidores para fazer deste um evento grandioso”, destacou. O prefeito Schirmer enalteceu as parcerias firmadas para realizar o evento e definiu o último domingo de Feira como o domingo da família, devido à comemoração do Dia das Mães. “Graças ao trabalho de todos temos aqui uma belíssima estrutura, fazendo desta Feira um evento cada vez mais importante e representativo para a cidade e para o Estado. E neste domingo, quando comemoramos o Dia das Mães, a Feira do Livro se transformou em um dia familiar, de convívio e aproximação das famílias”, definiu o prefeito.
Ponto de votação também movimentou a Feira
Desde sexta-feira, por iniciativa da Secretaria de Educação (Smed), através do Programa de Educação Fiscal, uma banca com computadores conectados à internet coletava votos para a Escola Municipal Professora Francisca Weinmann. Alunos do 5º ano produziram um vídeo homenageando o Maestro Setembrino, músico responsável pela melodia do Hino de Santa Maria. Na tarde deste domingo, entre as centenas de pessoas que deram seu voto, o prefeito Cezar Schirmer e o Reitor da Ufsm, Paulo Burmann, acompanhado pela mulher e o filho, também computaram seu voto para a escola. “Estamos na torcida pelos alunos da Francisca Weinmann. Trata-se de um prêmio nacional oferecido pelo MEC que muito nos honrará caso venha para Santa Maria”, enfatizou o prefeito.
Os Mais Vendidos (em ordem alfabética)
A Culpa é das Estrelas- John Green , Intrínseca
Brincando Com Peppa – Mark Baker, Salamandra
Destrua Este Diário- Keri Smith, Intrínseca
Diário de um Banana- Jeff Kinney, Vergara& Ribas
Elas por Elas-Denise Reis et al-Casa do Poeta
História de Peppa-Mark Baker-Salamandra
A Menina que Roubava Livros-Markus Zusak, Intrínseca
Maçonaria e História – Milton Alves Malgarin,Pallotti
Províncias- Marcelo Canelas, Globo
Quem é Você Alasca? – John Green , Martins Fontes
Fonte: Câmara do Livro de Santa Maria
Com informações da Assessoria de Imprensa da Feira
A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional e Educação. Apoio do SESC-RS e SESI-RS
Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Acadêmica de Jornalismo Franciele Marques e Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh