Inicial > Notícias > Prefeito Schirmer solicita à Câmara autorização...

Notícias

06/03/2014 06/03/2014 18h41m

Prefeito Schirmer solicita à Câmara autorização para prorrogar o programa municipal Acolhe Saúde


O prefeito Cezar Schirmer encaminha à Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (7), dois projetos de lei solicitando a autorização para “o Poder Executivo contratar, excepcionalmente e por um tempo determinado de 02 (dois) anos, prorrogáveis por mais 02 (dois) anos”, profissionais da área da saúde para dar continuidade a um quadro de necessidade temporária de interesse público.

A questão é atinente ao Termo de Compromisso assinado com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 22 de fevereiro de 2013, por meio do qual o município implantou o Acolhe Saúde, um programa de atenção psicossocial à assistência imediata às vítimas, familiares e sobreviventes da tragédia da Boate Kiss. Por esse termo, foram distribuídas as competências de atuação emergencial das instituições públicas conveniadas, sendo que à prefeitura coube o cuidado no âmbito psicossocial para o qual criou o Acolhimento 24 horas. Esse foi o primeiro espaço de saúde mental na cidade disponibilizado exclusivamente às pessoas afetadas.

Em recente relatório, o psicanalista Volnei Antonio Dassoler e a enfermeira Patrícia Bueno apresentaram em nome da Prefeitura e da Secretaria de Saúde durante o 1º Congresso Internacional Novos Caminhos, os dados de acompanhamento, monitoramento e avaliação de atendimentos aos familiares, sobreviventes e a comunidade em geral atingida diretamente e indiretamente pelos efeitos daquela tragédia.

Inicialmente distribuídos em 07 grupos de atenção: acompanhamento em ritos e funerais, apoio nos hospitais, apoio na UPA-SAMU, apoio à atenção básica, supervisão clínica, cuidado ao cuidador e comitê gestor. Houve também suporte psiquiátrico e apoios no campo da clínica ampliada em interação com a rede de saúde do município, acompanhamento aos feridos em suas residências e gerenciamento das informações sobre as situações pertinentes ao âmbito psicológico como forma de avaliar o processo.

Nos primeiros seis meses o atendimento foi integral, durante 24 horas e, desde outubro de 2013, o horário foi reduzido para das 8h às 20h de segunda à sexta feira, “sem que nunca tivesse sofrido interrupção” observa o chefe do Executivo. "Além disso, durante o ano passado, o Acolhe Saúde tomou para si a incumbência de realizar o transporte daqueles usuários com quadro crítico para os quais é indicado tratamento fisioterápico e respiratório"acentua o prefeito.

Agora, um dos projetos encaminhado à Câmara prevê um quadro composto por: dois médicos psiquiatras; dois médicos clínicos; sete psicólogos; três enfermeiros; dois técnicos em enfermagem e quatro assistentes sociais. O segundo projeto de lei trata de alterações de redação técnica de maneira que possam permitir a recontratação de profissionais em exercício no programa de acolhimento.

 


Texto: André Campos
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional / Assessoria de Imprensa

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial