Notícias
27/02/2014 24/03/2014 11h00m
Fábrica de jipes quer instalar unidade no Brasil e mantém novo encontro com o prefeito Schirmer

“Estamos aqui a convite do prefeito Cezar Schirmer”, assegurou efusivamente o presidente do conselho da fábrica Honker, da Polônia, Zbigniew Tadeusz Tyminski, em reunião mantida no Gabinete do Prefeito, nesta quinta-feira (27). O empresário, que encontrou-se com o chefe do Executivo e com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, na última segunda-feira (24), na Capital Carioca, esteve acompanhado de mais dois empresários e formam uma comitiva que está fazendo evoluir a prospecção com vistas à instalação no Brasil de uma unidade de produção de veículos leves, jipes para uso militar e civil.
O chefe do Executivo não escondeu a satisfação em receber novamente os empresários, dando continuidade às conversações que a prefeitura vem entabulando há alguns meses. “O fato de terem vindo pela segunda vez, em um período de três meses é um bom indicador de que estamos no caminho certo”, referenciou Schirmer. Essa comitiva esteve em Santa Maria em novembro de 2013, ocasião em que, após a visita pela cidade, o prefeito os acompanhou à Brasília para audiência e apresentações formais.
Com o discurso centrado no “desejo de promover o desenvolvimento econômico” e com elogios para a cidade e o que qualificou de “potencial de diversidade econômica e cultural, ampliado pela localização geográfica”, Tyminski tornou pública a possibilidade de sua empresa vir a se instalar no Brasil e, mais precisamente, em Santa Maria, exatamente pelo que considerou a “peculiaridade de ser um polo de defesa militar”.
.
À tarde, o prefeito levou consigo os empresários poloneses em um encontro no qual a Agência de Desenvolvimento celebrou a implantação do Comitê do Polo de Defesa de Santa Maria (Comdefesa/SM). Nessa ocasião, o dirigente polonês reiterou a vontade de tornar a cidade “a base de produção de nossos veículos”, disse em tradução de um diretor da Honker, Emanuel Neto.
Texto: André Campos
Foto: João Alves