Inicial > Notícias > Prefeito institui o Projeto Adoteca no...

Notícias

22/01/2014 22/01/2014 11h09m

Prefeito institui o Projeto Adoteca no município. Empresas poderão adotar bibliotecas e incentivar a leitura


Biblioteca Pública Henrique Bastide completou 75 anos, em 2013/Foto: Arquivo

A leitura é um dos principais meios de adquirir conhecimento, informação, cultura. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Para auxiliar o município nesta tarefa de estimular a leitura e qualificar os espaços dedicados aos livros, já está em vigor a Lei nº 5841 (confira anexo), que institui no município de Santa Maria o Projeto Adoteca. A nova lei, aprovada pela Câmara de Vereadores, foi promulgada pelo prefeito Cezar Schirmer no dia 13 deste mês.

Por meio do Projeto Adoteca as empresas com responsabilidade social poderão adotar bibliotecas públicas e de escolas do município de Santa Maria. O vínculo criado entre a empresa e a biblioteca irá garantir, entre outros benefícios para estes estabelecimentos, a proteção e a otimização do acervo; a introdução de novas tecnologias e a manutenção das instalações prediais em perfeito estado e em compatibilidade com o número de pessoas ou estudantes que são atendidos.

As empresas poderão adotar uma ou mais bibliotecas para estabelecer o vínculo de adoção. Em contrapartida a esta atitude em prol do conhecimento e da cultura dos jovens e adultos, as empresas que aderirem à Lei terão, durante a permanência da adesão, seus nomes afixados na entrada principal das bibliotecas, ressaltando que aquela empresa “incentiva a leitura do povo santa-mariense".

No caso de Santa Maria, uma das maiores beneficiadas seria a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, vinculada à Secretaria de Município da Cultura. A titular da pasta, Marília Chartune Teixeira, aprova a medida que, segundo ela, será um incentivo para que as empresas dêem sua contribuição para as bibliotecas. Marília ressalta que a Biblioteca Pública necessita de uma série de melhorias e reformas que poderiam ser bancadas pela iniciativa privada, por meio desta parceria.

A secretária também lembra que atualmente já existe uma parceria entre a prefeitura e a Fundação Bradesco que permite que, no local, funcione o centro de Inclusão Digital, com acesso á internet e cursos de qualificação profissional. “As empresas que quiserem participar e dar esta contribuição podem saber que tudo será revertido em apoio ao incentivo ao hábito da leitura para o povo de Santa Maria”, acentua a secretária.

Saiba mais sobre a Biblioteca Henrique Bastide, clique aqui: http://www.santamaria.rs.gov.br/cultura/49-biblioteca-publica-municipal

 


Texto: Jornalista Vera Jacques (Mtb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitura
 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial