Inicial > Notícias > Turismo: cedência de área no KM-3...

Notícias

03/01/2014

Turismo: cedência de área no KM-3 abre espaço para criação do Museu do Ferroviário


Considerada um marco propulsor do desenvolvimento de Santa Maria, a ferrovia chegou à cidade no ano de 1884 e, conforme a contribuição minuciosa do historiador João Belém, publicada pela Editora da UFSM (2000), em sua obra “História do Município de Santa Maria”, já em 1889 era notório o vigoroso impulso que esse empreendimento protagonizou na economia do município. Se a observação de Belém já refletia a rapidez com que se alcançou nos primeiros anos um cenário promissor ao desenvolvimento local, é de se imaginar o quanto ao longo de toda a existência da ferrovia tenha alcançado uma contribuição e influência de formação social, econômica e política de Santa Maria.

E foi inspirado nessa perspectiva, de levantar e recuperar o acervo da memória ferroviária, que historicamente foi constitutiva de Santa Maria, e que ainda mantém marcas em traços arquitetônicos na Avenida Rio Branco e nas edificações das antigas oficinas do Km3, que o prefeito Cezar determinou a utilização de parte de uma área total de 15 mil metros quadrados, cedida recentemente pela ALL para a prefeitura, para criar um Museu do Trem ou Museu Ferroviário.
Essa vontade ganhou corpo com a recente assinatura de termo de compromisso entre o prefeito Cezar Schirmer e a coordenadora de Patrimônio da América Latina Logística (ALL), Andriele Rodrigues, atualmente submetido à aprovação do DNIT responsável pela administração do patrimônio para que se possa dar vida ao projeto. “O turismo é um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico de uma região. Estamos apostando no Trem Turístico como um dos pilares do desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito à época da assinatura.

Essa é uma reivindicação não apenas de antigos funcionários da RFFSA como também por vários interessados na memória do transporte ferroviário, que lamentam a degradação de imóveis desde a extinção da estatal, em 2007. A criação de um museu ferroviário, em Santa Maria, está associada ao desenvolvimento do projeto do trem turístico e comporia uma das atrações no percurso do passeio. Schirmer aposta em uma certeza: não haverá nenhuma dificuldade em compor um inventário com utensílios, mobiliário de trens, equipamentos ferroviários, fotos, documentos e até mesmo a recuperação de uma locomotiva e vagões para exposição.

Texto: André Campos
Foto: Arquivo

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial