Inicial > Notícias > Pluviômetros: Santa Maria recebe, até o...

Notícias

21/11/2013 21/11/2013 17h13m

Pluviômetros: Santa Maria recebe, até o final do mês, três equipamentos que serão instalados em áreas com risco de alagamento


Capacitação ocorreu no Salão de Atos da Prefeitura de Santa Maria e reuniu órgãos da Defesa Civil Municipal e comunidade/Foto: João Alves

Santa Maria irá receber, até o próximo dia 27, três pluviômetros, equipamentos que medem o volume de chuva, que serão instalados em áreas de risco, como nas vilas Bilibio, Canários e Bairro Urlândia. A cidade foi contemplada com os equipamentos por estar cadastrada no Projeto Pluviômetros nas Comunidades, desenvolvido em parceria entre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com o objetivo de preparar o município para a instalação dos equipamentos foi realizada, nesta quinta-feira (21), uma capacitação coordenada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Cemaden, e Defesa Civil Municipal. Estavam presentes as representantes dos dois órgãos, Talime Teleska dos Santos e Maria Rita Souza da Fonseca; o secretário de Ação Comunitária e Cidadania, Adelar Vargas; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladmir Cordeiro do Nascimento; o presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Ronimar Costa, que também representa a Cruz Vermelha de Santa Maria, demais representantes dos órgãos que integram o Conselho, e moradores das comunidades.

A representante do Cenadi, explica que o objetivo da capacitação, que aconteceu no Salão de Atos da Prefeitura de Santa Maria, é trazer mais informações sobre o Projeto Pluviômetros nas Comunidades, no qual o município de Santa Maria está incluído, assim como Rosário do Sul, que também participou do evento. “Nosso objetivo, com esta capacitação, é instrumentalizar para que o projeto possa ocorrer com sucesso aqui na região, e também para conhecer um pouco mais da realidade de Santa Maria e, assim, adaptar o nosso projeto de maneira que ele fique cada vez mais aproximado da necessidade local”, informa Talime.

Talime acrescenta que a distribuição dos pluviômetros visa contribuir para uma cultura de percepção de risco nas comunidades. “Para que a população que vive nestes locais tenha consciência dos riscos a que está exposta, e saiba o que fazer caso este risco se torne iminente. Então, a presença deste equipamento possibilita que isto ocorra”, afirma Talime.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladmir Nascimento, a relevância do evento está na aproximação com todo o sistema da Defesa Civil (nacional, estadual e municipal), com a participação de várias entidades, inclusive de outros municípios, como é o caso da Defesa Civil de Rosário do Sul. “Este projeto é importante no sentido de que a própria comunidade tenha uma participação em termos de Defesa Civil. Defesa Civil não é só no discurso, somos todos nós”, explica Nascimento.

Na avaliação do coordenador é fundamental fazer esta política de estreitamento de relações entre a comunidade, o poder público e a Defesa Civil. “Isso é muito importante para que não tenhamos desastres que possam ceifar vidas”, ressalta Nascimento. O coordenador explica ainda que o equipamento vai ser utilizado pela própria comunidade, que vai dar o sinal de alerta para os demais moradores e também comunicar à Defesa Civil e aos órgãos de segurança da sociedade. “Nós estamos dando os primeiros passos para se trabalhar em prevenção, porque o Brasil todo, até hoje, se preocupou em resposta aos desastres e esta política dos pluviômetros vem ao encontro de uma política de prevenção”, conclui Cladmir.

 

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Vilnei e João Alves

 


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial