Notícias

19/11/2013 19/11/2013 16h45m

Santa Maria será sede do 10º Seminário Internacional pela Primeira Infância, desta terça (19) até quinta (21)


Mascortes do PIM, "Pinzinho" e "Pinzete", alegram as crianças nas programções promovidas pelo programa

Santa Maria será palco, desta terça (19) até a próxima quinta ( 21), do 10º Seminário Internacional pela Primeira Infância. O encontro, alusivo ao 10º aniversário do Programa Infância Melhor (PIM), será realizado no Park Hotel Morotin, localizado na RST 287 (Faixa Nova de Camobi). A edição deste ano tem como tema “A Criança no território: um compromisso de todos”. Os principais promotores são a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Santa Maria.

A abertura oficial do evento será nesta terça-feira (19), às 18h. Além da presença do vice-prefeito em exercício, José Haidar Farret,  e de secretários de município, o seminário deverá contar com a presença do governador do secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, e da diretora do departamento de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes. Após a manifestação das autoridades e momento musical, com homenagem a Santa Maria, será realizada entrega do Prêmio Salvador Célia. (Confira a programação em anexo).

Na programação dos três dias do evento, que também agrega o 3º Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares e o 2º Fórum Estadual da Saúde da Mulher, está prevista a participação de palestrantes nacionais e internacionais, considerados referências no assunto, que abordarão questões como investimento, pesquisas e experiências exitosas na área. Serão painéis, rodas de conversa, mostra de produção local, e espaços interativos e de debates voltados ao tema. São esperados mais de 1.200 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.pim.saude.rs.gov.br. No local serão aceitas doações de brinquedos e livros infantis.

A coordenadora do programa, Liese Serpa, à época do lançamento do evento na cidade, explicou que a escolha por Santa Maria se deu pelo momento que a cidade vive. “Gostaríamos de trazer um pouco mais do olhar e da atenção à infância para Santa Maria”, sintetizou e afirmou que, por se tratar de um evento internacional, contará com grandes autoridades na área. Já o prefeito Cezar Schirmer demonstrou sua satisfação por Santa Maroa sediar um seminário com esta dimensão. “Ficamos muito felizes e gratificados com a escolha da nossa cidade para ser sede deste encontro. O cuidado com a infância sempre foi e continuará sendo uma das nossas prioridades de governo”, salientou o chefe do Executivo.

PIM Santa Maria

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma Política Publica Pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, implantada em abril de 2003 e que se tornou Lei Estadual em julho de 2006. O PIM é um programa institucional equivalente de ação sócio-educativa voltado às famílias com crianças de zero a seis anos, com prioridade até os três anos e gestantes, em situação de vulnerabilidade social.

O programa foi implantado em Santa Maria em 2009, por meio de convênio da prefeitura com o Centro Universitário Franciscano (Unifra). Um dos diferenciais do PIM é que visa orientar as famílias partindo de suas culturas e experiências. Segundo uma das coordenadoras do programa em Santa Maria, Maria Lúcia Prestes, o PIM possibilita a construção de uma nova história de vida para as crianças e famílias atendidas, promovendo a saúde, a educação e o desenvolvimento integral na primeira Infância. “Desta forma, prevenindo e minimizando problemas de desenvolvimento, aprendizagem, evasão escolar, violência, drogadição e outros”, ressalta Maria Lúcia.

O Programa Primeira Infância de Santa Maria atua nos bairros Nova Santa Marta e Urlândia. Atende, em média, 400 famílias, entre elas crianças e gestantes. A equipe é formada por 20 visitadores e dois monitores e é coordenado pela Secretaria de Município da Saúde, com o apoio das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Gabinete da Primeira Dama.


Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Equipe do PM/SM
 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial