Inicial > Notícias > Cerca de 300 pessoas prestigiaram o...

Notícias

04/11/2013 04/11/2013 18h24m

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o primeiro dia de apresentações do 7º Festival Cid Legal Canta e Dança


A arte como forma de expressão é o que foi visto na tarde dessa segunda-feira (4), data que marcou o primeiro dia do 7º Festival Cid Legal Canta e Dança Etapa Ensino Fundamental, que aconteceu no Avenida Tênis Clube (ATC). O Festival é realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Receita Federal do Brasil; 8ª Delegacia da Fazenda Estadual; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Escola de Administração Fazendária (ESAF); Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O festival, que iniciou nesta segunda e vai até a quarta-feira (6), sempre às 14h, é aberto para público em geral e tem entrada gratuita. O evento busca estimular, através da música e da dança, o conhecimento sobre a arrecadação e a função social dos tributos, conscientizando e educando para o exercício da cidadania. Suas três modalidades incluem dança, paródia e poesia. Participam escolas municipais e estaduais de Santa Maria.

Neste primeiro dia do festival subiram ao palco representações de sete escolas: EMEF Duque de Caxias, EMEF Hylda Vasconcellos, EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, EMEF Professora Francisca Weinmann, E.E. Coronel Pilar, E.E. Edson Figueiredo e E.E Doutor Xavier da Rocha. Na plateia, além dos estudantes artistas, estavam pais, professores e demais alunos das escolas que vieram para prestigiar o evento, que recebeu cerca de 300 pessoas.

Na solenidade de abertura, a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria (PMEF) agradeceu aos professores por terem aceitado o desafio de trabalhar temas de tamanha relevância e complexidade, dentro da sala de aula. “Porque falar de tributos, sonegação e corrupção, desde a educação infantil até o EJA, com os nossos alunos não é uma tarefa fácil, mas é assim que nós estamos formando um novo cidadão, mais participativo.” destacou Rosaura Vargas.

Como parte da comissão avaliadora participaram do evento a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Rosangela Rechia, representando a secretaria Municipal de Cultura; representante da secretaria de Educação, Adriana Maria Knackfuss; o delegado da Receita Federal de Santa Maria, Alexandre Rampelotto; e a representante do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, Vera do Monte Ribas. Também estiveram presentes no evento, a representante da delegacia da Fazenda Estadual, Ivanice Zanini Schultes; o auditor da Receita Federal, Carlos Luciano Santanna, e o gerente da Caixa Econômica Federal, Jorge Brum.

A secretária de município da Educação, Silvana Guerino, que esteve presente ao evento, elogiou o trabalho que foi apresentado pelos alunos, que segundo ela é um espetáculo de cidadania. “Atividades motivadoras que se aproximam da linguagem das crianças e jovens e que implementam conhecimentos necessários para o exercício da cidadania”, exaltou Silvana. A secretária também parabenizou a criatividade pedagógica dos professores e das equipes gestoras, na contribuição relevante para a formação cidadã dos alunos. Para a equipe do PMEF, a secretária disse que o evento, a cada ano, destaca-se pela sua relevância educacional.

Programação

Segunda-feira (4)
EMEF Duque de Caxias
EMEF Hylda Vasconcellos
EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
EMEF Professora Francisca Weinmann
E.E. Coronel Pilar
E.E. Edson Figueredo
E.E Dr Xavier da Rocha

Terça-feira (5)
EMEF Altina Teixeira
EMEF Adelmo Simas Genro
EMEF João da Maia Braga
EMEF Pedro Kunz
EMEF Rejane Garcia Gervini EMEF Aracy Barreto Sacchis EMEF Padre Nóbrega

Quarta-feira (6)
EMEF Zenir Aita
EMEF Júlio do Canto
EMEF Pão dos Pobres
EMEF Vicente Farencena
EMEF junto ao CAIC Luizinho De Grandi
EMEF Nossa Senhora da Conceição EMEF Lívia Menna Barreto
E.E. Almiro Beltrame
E.E. João Link Sobrinho

 

Texto: acad. Pâmela Batú
Edição: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Vitor Marailh

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial