Notícias

23/10/2013 11/02/2015 15h07m

Dinotchê volta à cena cultural santa-mariense. Espetáculos aconteceram no Theatro Treze de Maio


Depois de ficar alguns anos “adormecido”, um simpático e conhecido dinossauro voltou a entrar em cena na cidade. Porém, desta vez, com uma roupagem diferente: ele virou um personagem de teatro. Promovido pelo SESC Santa Maria, como apoio da prefeitura, o espetáculo Dinotchê lotou o Theatro Treze de Maio, em três sessões, nesta quarta-feira (23), e arrancou gargalhadas e sorrisos da criançada. “É motivo de muito orgulho ver este tradicional personagem voltar à cena cultural da nossa cidade”, exaltou o prefeito Cezar Schirmer.

Para um dos criadores do personagem, o cartunista Byrata, assistir ao Dinotchê no palco é uma experiência nova. “Está sendo uma experiência agradável, única, pois eu nunca tive a oportunidade de ver um trabalho que eu pude criar sendo apresentado com outra leitura, dentro da linguagem do teatro”, disse o coautor do pequeno dinossauro. O diretor do SESC Santa Maria, Pedro Saccol, lembra o aspecto turístico da apresentação. “Este é um personagem santa-mariense que promove a paleontologia como atrativo turístico”, disse.

E, quem ainda não assistiu ao espetáculo, ainda tem chance. A quarta e última sessão do Dinotchê, em Santa Maria, acontece nesta quarta-feira, às 19h30, no Theatro Treze de Maio. O Projeto “Teatro a Mil”, do SESC, acontece em sete municípios gaúchos e leva o nome de Santa Maria em cada uma das 23 apresentações.

Dinotchê, o protetor do meio-ambiente

Nascido em 1997 pelas mãos e mentes do cartunista Byrata e do economista Abdon Barretto Filho, Dinotchê teve um espaço garantido na Vila Belga, no início dos anos 2000. Protetor do meio-ambiente, o simpático dinossauro aborda, de forma lúdica, um tema que está em voga nos dias atuais: a sustentabilidade e a educação ambiental.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Foto: Divulgação / SESC Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial