Inicial > Notícias > Em Brasília, prefeito trata sobre saúde,...

Notícias

17/10/2013 17/10/2013 09h36m

Em Brasília, prefeito trata sobre saúde, agricultura, educação, transporte público e defesa. Compromissos seguem nesta quinta


Saúde, agricultura, educação, transporte público e defesa. Estas foram as pautas que nortearam os compromissos do prefeito Cezar Schirmer, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (16). Movimentado, o segundo dia do chefe do Executivo na Capital Federal foi marcado por encontros com ministros, deputados e com o vice-presidente da República, Michel Temer, e por um workshop no Quartel General do Exército. “Os resultados foram positivos. Estamos buscando o apoio do Governo Federal para ações em diversas áreas”, sintetizou.

Pela manhã, os compromissos iniciaram por um encontro com o coordenador Geral de Infraestrutura Educacional, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Tiago Lippold Radunz, para tratar sobre a construção de creches na cidade. Em seguida, as atenções se voltaram mais uma vez para o Complexo Industrial de Defesa. Isso porque, o prefeito participou do III Workshop de Simulação e Tecnologia Militar (WSTM). “Queremos fortalecer e consolidar Santa Maria como um polo de defesa para o país”, exaltou.

Durante o workshop, que trouxe o tema “Soldado do futuro: o papel das tecnologias na capacitação do combatente”, Schirmer e o superintendente Executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Diogo De Gregori, ainda marcaram presença na feira de tecnologia, visitaram estandes de empresas, nacionais e internacionais, ligadas aos setores de defesa e simulação, e reuniram-se com expositores e militares. “Santa Maria está se colocando numa posição privilegiada nesta área, no cenário nacional”, disse o prefeito.

À tarde, os compromissos se voltaram à área da saúde. Em reunião com o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, e com o diretor adjunto, Luiz Klassmann, Schirmer apresentou o Complexo Industrial de Inovação em Saúde. E, logo após, o chefe do Executivo e o deputado federal, Osmar Terra, reuniram-se com o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvecio Magalhães, do Ministério da Saúde, para tratar a restauração, ampliação e modernização da Casa de Saúde e sobre a filantropia do Hospital de Caridade.

Transporte público também esteve na pauta do prefeito. Ainda na companhia do deputado Terra, Schirmer encontrou-se com o vice-presidente, Michel Temer, para buscar apoio para a implantação de um novo modal para Santa Maria: o Veículo Leve sobre Pneus (VLP). A intenção é criar uma alternativa de transporte para ligar o centro da cidade à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Sabemos que este é um dos principais gargalos que temos que enfrentar para qualificar o trânsito na nossa cidade”, comentou Schirmer.

Outro tema abordado pelo prefeito na Capital Federal foi sobre o projeto “Pátio Rural”. Este assunto, por sua vez, foi discutido junto ao Ministério da Agricultura. A proposta consiste em buscar um espaço permanente para a comercialização de produtos fabricados em Santa Maria. Os compromissos do prefeito em Brasília seguem nesta quinta-feira.

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Bruno Fontinele

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial