Inicial > Notícias > Biblioteca Pública Municipal comemora 75 anos,...

Notícias

07/10/2013 08/10/2013 15h02m

Biblioteca Pública Municipal comemora 75 anos, com programação voltada à comunidade. Confira o calendário de eventos


Secretária de Cultura ressalta trabalho realizado pela diração e equipe da biblioteca e ressalta valor da leitura/Fotos: João Vilnei

“Na biblioteca, circula o espírito do mundo”, conforme definiu o historiador santa-mariense Romeu Beltrão. Esta frase tão significativa foi lembrada pela diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, Rosângela Rechia, na manhã desta segunda (7), por ocasião da abertura da programação oficial alusiva aos 75 anos de fundação da biblioteca. O calendário de eventos comemorativos se desenvolve até o dia 30, com atividades literárias, voltados ao público adulto e infantil; exposições; oficinas; poesia; lançamento de livros; visita a escolas; documentário e momento musical. (confira programação no anexo)

A solenidade contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer; das secretárias de município da Cultura, Marília Chartune; de Turismo, Norma Moesch; e do chefe de Gabinete, Ony Lacerda. O momento musical ficou a cargo da Banda da 3ª Divisão do Exército, com a execução dos hinos Nacional e de Santa Maria, além do tradicional “Parabéns pra você”, acompanhado por todos, para a ilustre a aniversariante. A programação é promovida pela Secretaria de Município da Cultura, por meio da Biblioteca Pública, em parceria com a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.

Também estavam presentes o presidente do Legislativo municipal, Marcelo Bisogno; a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Rosana de Lemos Vasques; a vice-presidente da Academia Santa-mariense de Letras, Aristilda Rechia; o ex-governador do Rotary Clube Internacional-Distrito 4660, Pedro Aguirre; a presidente do Rotary Clube Santa Maria, Neuza Antonio; autoridades militares e demais representantes de entidades culturais do município.

A diretora lembrou que a Biblioteca Pública de Santa Maria não é apenas um acervo inerte, depositado nas prateleiras, mas interage com a comunidade, através de projetos como o “Baú do Livro” , “Hora do Conto”, “Feira do Livro” de Santa Maria”, “Feira do Livro Usado” e “Concurso Literário Felippe de D`Oliveira”, entre outros. Além do Centro de Inclusão Digital, com mais de 3 mil atendimentos. Segundo estatísticas apresentadas por Rosângela, a biblioteca contabiliza um acervo de 47 mil obras, 3,3 mil empréstimos de livros e mais de 7,4 mil atendimentos de leitura, pesquisa e estudo.

Coube à titular da pasta da Cultura lembrar um pouco da história da Biblioteca Pública de Santa Maria, que foi criada em 12 de outubro de 1938. Isso foi possível graças a uma campanha de arrecadação de livros entre a comunidade, liderada por Henrique Bastide, que, em sua homenagem, deu nome à biblioteca. Até chegar ao endereço definitivo, na Avenida Presidente Vargas, 1300, a biblioteca ocupou outros locais. A primeira sede foi o prédio da Associação Italiana, na Rua do Acampamento. O espaço de leitura, por um tempo, também esteve localizado onde é atualmente o Theatro Treze de Maio.

A secretária ressaltou o trabalho que é realizado pela atual diretora e sua equipe, e declarou o seu desejo de que as ações realizadas no local contemplem cada vez mais a todos aqueles que buscam conhecimento. “Aqui encontra-se nosso maior acervo bibliográfico”, salientou a secretária.Por fim, Marília também citou as palavras de Romeu Beltrão, prefeito na época da criação da biblioteca. “leiamos sempre e mais para que possamos sobreviver a nós mesmos, praticando o bem que nos eterniza na memória dos homens e impulsiona o progresso”, lembrou.

A comemoração alusiva ao aniversário da biblioteca também contemplou a abertura da Exposição de Livros Raros, em homenagem ao poeta Luiz Guilherme do Prado Veppo, porto-alegrense radicado em Santa Maria. A vida e a obra de Veppo, que era medico psiquiatra, foi lembrada pelo ex-governador do Rotary Internacional- Distrito 4660, Pedro Aguirre, e pela ex-diretora da biblioteca, a escritora Aristilda Rechia. “Um homem com profunda visão de transformação da sociedade”, declarou Aguirre.

Na exposição, que fica no segundo andar da biblioteca, o público encontrar, entre outros, exemplares de jornais da época da criação da biblioteca; manuscritos originais do poeta Felippe D`Oliveira; e a obra completa de Monteiro Lobato. Entre os livro mais antigo da mostra, que é promovida pelo Rotary Clube, estão a “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, de 1516, doado pelo governo italiano, ao intendente municipal da época, e “Os Lusíadas”, edição de 1904.
Homenagem continua à noite, na primeira sede

A segunda etapa das homenagens acontecerá nesta segunda à noite, às 19h30, na Associação Italiana de Santa Maria, localizada na Rua do Acampamento, 255, a primeira sede da Biblioteca Pública Municipal. O evento terá a apresentação do Coral Giuseppe Verdi, sob a regência da maestrina Enira Trindade. “Será uma homenagem especial”, explica a diretora da biblioteca, Rosângela Rechia.

 Saiba mais sobre a Biblioteca Pública Municipal

Concurso Literário Felippe D’Oliveira- 674 inscritos de todo o Brasil
Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas- 3° edição – Promovida pela ASL
Primeiro Concurso de Ilustrador de livro Infantil- promovido pela ASL dos quais a biblioteca é parceria da Academia
Feira do Livro de Santa Maria- A biblioteca é a sede da feira e organiza o evento literário
Feira do Livro Usado- Duas feiras por ano em parceria da Associação os Amigos da Biblioteca
Projeto Baú do Livro- visita às escolas com baús de literatura infantil e Baú do Vestibular, em 64 visitas
Hora do conto: 41 edições
Lançamento de livros: 7
Oficinas de inclusão digital: 129
Atendimento no Centro de Inclusão Digital: 3.346 atendimentos entre acesso a internet e atendimento nas oficinas de inclusão digital
Empréstimo de livros- 3.340
Atendimento de leitura/pesquisas/estudo- 7.415
 

* Programação no documento em anexo

 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: João Vilnei

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial